‘Academias de saúde’ de Guarabira têm utilidade questionável; exercícios são feitos sem acompanhamento técnico

Como comentei em postagem anterior , é inquestionável o benefício que as ‘academias de saúde’ que ...

Como comentei em postagem anterior, é inquestionável o benefício que as ‘academias de saúde’ que estão sendo instaladas pela Prefeitura de Guarabira, em várias praças da cidade, trazem para a população local. A ideia é realmente boa, mas a utilidade delas é questionável, pois o benefício não tem sido alcançado, de fato, por quem faz uso dos equipamentos.

Explico. Cientificamente, não há como fazer o uso devido desses equipamentos físicos e iniciar uma ‘prática esportiva regular’ que traga benefícios para a saúde, sem a orientação de um profissional de Educação Física, por exemplo. Afinal, não há um ‘manual de instruções’ orientando os praticantes.

Praça Rui de Freitas Albuquerque, que de forma justa homenageia
 um guarabirense. A praça ficou linda.
Nela foi inaugurada a 8ª ‘academia de saúde’
Apesar dos poucos equipamentos, a entrega de ‘academias de saúde’ pela gestão de Zenóbio Toscano (PSDB) é uma ação que merece destaque, porém, ação semelhante – sem equipamentos e em praça pública – já acontecia na gestão anterior e, registre-se, com acompanhamento de profissionais da área.

Assim, então, não adianta instalar e promover uma obra que sirva, apenas, de ‘portfólio político’ para o prefeito e que até embeleze o ambiente público, se ela não garante o benefício específico para o cidadão.

Não tem como prevenir problemas de saúde através da prática esportiva sem quem haja o acompanhamento de um técnico ou graduado na área. Até que me provem o contrário, esta será minha opinião.

Do jeito que estão sendo utilizadas as ‘academias públicas’ de Guarabira (PB), com a prática desorientada de exercícios, ao invés de prevenir, a pessoa pode adoecer antes mesmo de finalizar um 'movimento'.

Se liga, gente linda! Antes de ‘malhar’ nas academias da prefeitura, respire fundo, faça um aquecimento e pense nos prejuízos que você pode ter executando um exercício sem orientação.

Fica a dica para o senhor, prefeito Zenóbio: Seria interessante por um período - manhã e noite, por exemplo -, que a PMG deixasse um especialista na área de Educação Física para poder acompanhar e tirar dúvidas do público quanto ao uso correto dos equipamentos. E se já existe alguma escala, pelo menos eu e não tenho visto enquanto faço minhas caminhadas no fim de tarde. Insisto que é uma assistência necessária. Outra coisa importante é a devida fiscalização para que não haja depredação do patrimônio público, já que em Guarabira ainda não ‘somos monitorados’. Vigiar é preciso. Tomar os devidos cuidados contra o abandono também. #Política #Sociedade

Você pode gostar também

5 comentários

  1. Eh afrodescendente desinformado. Besta é quem acredita no que escreves. Falo isso pq sou um dos profissionais que faço a orientação em uma das academias. Tudo tem seu horário certo, se vc sair do seu mundinho vai ver que há vários profissionais atendendo nas academias já instladas de acordo com prévia escalação.

    ResponderExcluir
  2. Já foi melhor e imparcial nos seu artigos postados...

    ResponderExcluir
  3. Eu acompanhava esse blog pq sempre pensei q o dondo era imparcial.... agora estou profundamente decepcionado... moro perto de uma academia e vejo q tem profissionais todos os dias acompanhando o pessoal. Se vc quiser ser mais um desses jornalistas pé rapado de gba... vc ta indo no caminho certo... sonhe alto Ikeda.. vc tem muita competência.

    ResponderExcluir
  4. ''Academias de saúde’ de Guarabira têm utilidade questionável'' vem vez de fazer criticas sem nexos deveria ser mais imparcial essa academia foi uma ótima obra feita pela prefeitura ela ocupou um terremo baldio onde só servida para o acumulo de itulhos para ser ocupar uma academia para servir a população de um todo trazendo mais saúde e ate mesmo bem esta sem falar de um lugar bem agradável... esse blog aos poucos esta deixando de ser um blog imparcial para ser um blog eleitoreiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog não se referiu a nenhuma academia específica, mas ao conjunto delas. Se você sabe ler, então leia o texto na íntegra e a legenda da foto, por favor. Não julgue apenas a manchete. Seja coerente em seu comentário. Obrigado pela visita.

      Excluir