Eleições 2014: Aplicativo garante resultado nas mãos no dia da eleição

Antes, nós eleitores ficávamos atentos aos grandes veículos de comunicação de massa para acompanhar, com expectativa, a apuração dos votos ...

Antes, nós eleitores ficávamos atentos aos grandes veículos de comunicação de massa para acompanhar, com expectativa, a apuração dos votos e o resultado das eleições. Os tempos mudaram e, aos poucos, a cobertura eleitoral feita por rádio e tevê vai deixando de ser opção fundamental para o eleitor. Este ano, por exemplo, já há como saber os resultados da eleição em cada Estado do país por meio de aplicativos desenvolvidos pela Justiça Eleitoral para dispositivos móveis como smartphones. Com isso, você e eu poderemos dispor do resultado oficial das eleições 2014 antes mesmo que seja divulgado pela imprensa.

Os apps mobiles, no entanto, não causam expectativas nem envolvem o público como a televisão e, principalmente, o rádio conseguem fazer - considerando o imediatismo, a emoção do ‘ao vivo’ e, claro (!), as análises feitas por especialistas em Política. Porém, todo conteúdo levado ao ar, hoje, tem e terá a análise do público que, graças às redes sociais, também deixou de ser receptor e se tornou emissor e participante do conteúdo proposto.

Apesar de tudo, a imprensa continuará cumprindo seu papel de fazer a devida cobertura das eleições 2014: acompanhando o voto dos candidatos, tentando uma breve entrevista com eles, realizando debates com comentaristas políticos, registrando imagens e informando sobre possíveis manifestações ou práticas ilícitas no período contra a Lei Eleitoral, por exemplo. Mas as informações necessárias ao eleitor, o desempenho de cada candidato e o resultado final, nós eleitores teremos ‘nas mãos’ em aplicativos como “Onde votar ou Justificar” e “Apuração Eleições 2014”. O que vem depois é, apenas, complemento.

Baixe os apps

O app “Onde votar ou Justificar” permite ao eleitor consultar o endereço do seu local de votação e a relação dos locais destinados ao recebimento das justificativas em todo o Brasil, por Unidade da Federação e município.

E o app “Apuração Eleições 2014” divulga, em tempo real, os resultados da apuração em todo o Brasil e apresenta o quantitativo de votos totalizados para cada candidato com a indicação dos eleitos ou dos que foram para o 2º turno. 

Tem outro aplicativo legal chamado "Acordei". Este não foi desenvolvido pela Justiça Eleitoral, mas é bem útil - apresenta informações oficiais como biografia, processos, bens, proposta e certidões de cada candidato.

Os aplicativos estão disponíveis para download, gratuitamente, na Apple Store e Google Play. #Comunicação #Política #Eleições2014

Você pode gostar também

0 comentários