Raniery Paulino renova o mandato e Camila Toscano é eleita deputada estadual

A reeleição do deputado estadual Raniery Paulino (PMDB) já era esperada, levando em conta a influên...

A reeleição do deputado estadual Raniery Paulino (PMDB) já era esperada, levando em conta a influência da família Paulino e, sobretudo, a boa avaliação que o parlamentar obteve durante os seus primeiros mandatos na Assembleia Legislativa da Paraíba. Nas eleições deste ano, o deputado guarabirense obteve 35.007 votos, pelos dados do TSE.

Apesar de compor a chapa do PMDB como vice de Vital do Rêgo, estava claro que a prioridade do ex-governador Roberto Paulino era a reeleição do filho Raniery. E a campanha ajudou a fortalecer o grupo Paulino na região e, principalmente, na cidade de Guarabira, onde o ‘vermelhão’ realizou grandes movimentos no período eleitoral.

A reeleição de Raniery também aponta para 2016, quando ocorrerá eleição municipal e, possivelmente, o PMDB terá candidato próprio. #Política

Camila Toscano e Raniery Paulino, deputados de Guarabira, durante votação neste domingo, 05

O grupo Toscano, liderado pelo prefeito de Guarabira Zenóbio e pela então deputada estadual Léa Toscano, também sai fortalecido dessa campanha. A eleição de Camila Toscano (PSDB) mostra que, apesar do mandato inexpressivo de Léa na AL, o ex-deputado Zenóbio continua influenciando a população – o bastante para conseguir eleger uma ‘candidata desconhecida’ que disputava o voto com Raniery Paulino, um dos deputados mais bem avaliados e populares da Paraíba; e com mais dois candidatos do município: Gilson Cândido e Coronel Alencar. A jovem Camila obteve 32.682 votos.

Com a eleição da ‘menina do calendário’ e a possível volta de Cássio para o Governo do Estado, a campanha para prefeito de Guarabira em 2016 também promete ser uma das mais disputadas da nossa história - claro (!), repetindo o duelo de forças entre Paulino e Toscano. Porém, o atual grupo de situação ainda pode sair em vantagem sobre os Paulinos com o reforço da ‘máquina pública’ municipal e estadual, por exemplo. De um lado ou de outro, isso influencia.

Agora eleita deputada estadual, Camila Toscano tem a chance fazer um grande mandato em favor de Guarabira, considerando sua juventude, simpatia, suas propostas e sua influência no Estado - caso Cássio seja eleito no segundo turno. Ela, inclusive, deveria se redimir por sua mãe, que foi uma boa prefeita, mas tem feito um dos piores mandatos legislativos da Paraíba, conforme avaliação de entidades especializadas em desempenho de parlamentares no país. 

Contudo, Guarabira está bem representada na Assembleia. Isto nos basta. Parabéns aos nossos dois deputados! #Política

Você pode gostar também

0 comentários