Rádio Jornal será também FM a partir de 1º de dezembro

Do NE10 Haverá junção da tradição da Rádio Jornal com a expertise e modernidade do jornalismo 24h da Rádio JC News Foto: Guga Matos/...

Do NE10
Haverá junção da tradição da Rádio Jornal com a expertise e modernidade do jornalismo 24h da Rádio JC News / Foto: Guga Matos/JC Imagem
Haverá junção da tradição da Rádio Jornal com a expertise e modernidade do jornalismo 24h da Rádio JC NewsFoto: Guga Matos/JC Imagem

Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) mais uma vez dá um importante passo, alinhado à modernização da comunicação, e leva a Rádio Jornal para a frequência modulada, a FM. A partir de 1º de dezembro, a rádio dos pernambucanos terá ainda mais abrangência, nas ondas do rádio AM (780) e FM (90.3). Uma junção da tradição da Rádio Jornal com a expertise e modernidade do jornalismo 24h da Rádio JC News. Entretenimento, música, esporte e jornalismo de qualidade abrangendo praticamente todo o Estado de Pernambuco.

A medida é uma antecipação às tendências de migração da radiodifusão. “Nós decidimos preservar a Rádio Jornal, um dos maiores patrimônios de Pernambuco, antecipando essa migração para a FM”, explica Rodolfo Tourinho, superintendente do SJCC. Esta é a primeira grande mudança em duas décadas na emissora, que há mais de 23 anos está consolidada como líder de audiência na frequência AM, com média de 150 mil ouvintes por dia.


Um aspecto importante na migração será a melhora significativa na qualidade do som. Devido à verticalização nos grandes centros urbanos e crescente presença de meios eletrônicos, o sinal AM passou a sofrer muita interferência em seu sinal. Agora com a mudança, os ouvintes podem esperar por uma rádio mais moderna, mais dinâmica e com melhor qualidade sonora. Tudo com o peso que só uma emissora com a história da Rádio Jornal tem.
Taxista José Francisco da Silva é ouvinte assíduo
Taxista José Francisco da Silva é ouvinte assíduoFoto: Michele Sousa/JC Imagem
O taxista José Francisco da Silva, mais conhecido como Passarinho TX, é ouvinte assíduo da Rádio Jornal desde criança, quando ainda residia em Limoeiro, no Agreste de Pernambuco. Mas foi há 14 anos, quando começou a trabalhar como taxista, que passou a participar diariamente da programação. Todos os dias ele liga para a produção da Rádio Jornal com informações sobre trânsito, buracos, acidentes e denúncias. Já é de casa.

Apesar de ter um apego com as emissoras do AM, ele conta que está cada vez mais difícil escutar rádios nessa modulação na cidade grande. “Sempre que passo por um túnel, por exemplo, dá interferência. Por isso eu estava esperando que esse dia chegasse logo, para que eu possa escutar a Rádio Jornal também no FM com ainda mais qualidade”, diz.

Para ele, o serviço prestado pela rádio é sua maior qualidade. “Se não fosse a rádio muita coisa ficava encoberta nessa cidade. Eu ligo, faço minhas denúncias e alguns dias depois o poder público já está lá na comunidade para resolver”, enfatiza.

TRADIÇÃO - Fundada em 3 de julho de 1948, a Rádio Jornal ficou conhecida com seu slogan "Pernambuco Falando para o Mundo" por ser a primeira emissora a possuir transmissores potentes em ondas curtas e médias, que alcançavam todo o mundo, na época a mais moderna estação de rádio do Brasil. Grandes nomes da cultura e jornalismo como Mário Sette e Valdemar de Oliveira fizeram parte de seu quadro inicial.

Em 1948 a Rádio Jornal iniciou sua tradicional transmissão esportiva, com o programa Esporte em Revista. Brivaldo Franklin e Fernando Castelão compunham a equipe esportiva da emissora, revezando entre apresentações de radioteatro, comerciais e notícias. Atualmente o Escrete de Ouro é a voz do futebol pernambucano. O time de comunicadores esportivos está sempre presente em todos os campeonatos estaduais e nacionais, carregando em sua bagagem a vasta experiência em transmissões de Copas do Mundo. Já são 10 Copas em que a Rádio Jornal possui os direitos de transmissão do mundial.

Em 1996 entrou na era da Internet, sendo a primeira emissora de rádio da América Latina a transmitir sua programação pela Web. Outro passo inovador foi a instalação de uma câmera de vídeo em seu estúdio, disponibilizando aos internautas som e imagem ao vivo, 24h por dia. Atualmente o site da Rádio Jornal também é importante fonte de notícias, sendo atualizado constantemente por uma equipe especializada.

Há mais de 23 anos a Rádio Jornal está consolidada na liderança de audiência com o respaldo de seus grandes comunicadores. Geraldo Freire, Graça Araújo, Gino César e Ednaldo Santos são apenas alguns dos nomes que atualmente compõem o estrelado time da emissora.


*** 
#SintoniaFina

Você pode gostar também

0 comentários