Solha expõe em Guarabira; evento integra programação dos 127 anos de emancipação política da cidade

Teve início na sexta-feira (14) a abertura do projeto "Pense Grande", do artista plás...


Teve início na sexta-feira (14) a abertura do projeto "Pense Grande", do artista plástico, ator e escritor W. J. Solha, um paulistano radicado na Paraíba. O evento, realizado pela Prefeitura de Guarabira, através da Secretaria de Cultura e Turismo, acontece no Centro de Documentação Coronel João Pimentel, integrando a programação alusiva aos 127 anos de emancipação política de Guarabira (PB).

O projeto é, na verdade, uma exposição de 70 pinturas em acrílico sobre tela, onde o artista apresenta paraibanos de expressão cultural: gente como Oliveira de Panelas, Pedro Osmar, Elba Ramalho, José Lins do Rego, Ascendino Leite, Celso Furtado, Leandro Gomes de Barros, Epitácio Pessoa, Jackson do Pandeiro e muitos outros.

A proposta de homenagear e prestar reverência a paraibanos ilustres surgiu durante uma partida de futebol, quando o jogador Edmundo “insultou” um juiz, chamando-o de “Paraíba”. Isso foi no ano de 1999. Para W. J. Solha, “Paraíba” é o apelido que sempre se deu ao nordestino analfabeto e sem qualificação profissional, no sudeste.

Percebendo que o paraibano deveria conhecer e valorizar os homens e as mulheres de destaque do Estado, a fim de levantar a autoestima paraibana, o artista iniciou o projeto, pois “poucos estados brasileiros contam com tantas expressões importantes em todas as áreas”.

Se você reside em Guarabira, aproveite esta oportunidade e aprecie a arte de W. J. Solha. Eu recomendo! Inclusive, a gestão de Zenóbio Toscano está de parabéns pelas exposições que vem promovendo na cidade. (Blog do Ikeda, com Parlamento PB)  #Cultura

Você pode gostar também

0 comentários