Editor do Blog do Ikeda lista 11 músicas e as classifica como as melhores de 2014

Eu quero terminar o ano reproduzindo sucessos de 2014, ou seja, o que considero que esteja entre as...

Eu quero terminar o ano reproduzindo sucessos de 2014, ou seja, o que considero que esteja entre as melhores músicas do ano e que, sobretudo, tocaram no rádio. Algumas dessas músicas, inclusive, ou quase todas, tocam no meu programa de rádio e na minha web rádio durante este ano.

Eu começo destacando o duo de Carlinhos Brown e Quézia Luz. Ele, no meu ponto de vista, dispensa comentários em virtude de ser um excelente compositor, cantor e intérprete. E a Quézia, então, com sua voz ‘black’, ilustrou ainda mais essa canção com uma interpretação intimista.


Vc, o amor e Eu” é música para se tocar em rádio e ouvir várias vezes no dia em volume alto, se possível. Ela expressa bem toda ‘brasilidade’ da nossa música popular.



***
Este foi um ano de ritmo. E também não há como negar que foi um ano de música boa, apesar do relativismo. Conforme o cantor Pharrell Willians, o pessoal do Daft Punk “estão à frente de seu tempo”. O single “Get Lucky” é exemplo disso. Não é a toa que Pharrell Willians e Nile Rodgers fazem participações especiais nessa faixa que superou os 100 milhões de visualizações no YouTube e se tornou a canção mais popular da história do serviço de streaming de música. 



***

Os Titãs também deram as caras este ano. O novo álbum “Nheengatu” é marcado por um rock visceral e provocativo. É um disco polêmico e atual quanto a assuntos como princípios éticos, religião, corrupção, exploração, diversidade, drogas, sexo e vida e morte, por exemplo. “Nheengatu” é cheio de ironia e insulto, e se opõe ao senso comum da vida, causando sensação de volta no tempo, nos fazendo lembrar clássicos dos anos 70 e 80. Entre as 14 faixas, eu destaco “Fardado” como uma das melhores músicas de 2014.



***
A próxima música você certamente ouviu tocar nas rádios e em breves passagens na tevê. “Happy” é, de fato, uma música ‘feliz’. De acordo com o site de ranking musical T40, “Happy”, do Pharrell Williams, é uma das mais tocadas no mundo inteiro. Ela também conseguiu passar dez semanas no topo das principais paradas mundiais.

Como faixa integrante do álbum ‘Girl’, “Happy” é o tipo de música que coloca todo mundo para dançar. Isso é uma característica do disco, que não é marcado por ‘batidas pesadas’ nem letras de ostentação, mas pela positividade e pelo clima de balada, com ritmos mais espaçados de linhas melódicas e harmônicas breves. “Happy” é música para tocar no réveillon.



***

“Chandelier”, da Sia, também tocou bem no meu programa de rádio, assim como na minha web rádio. Na lista das melhores do ano da revista Billboard, essa música aparece encabeçando a escolha dos editores, como melhor música de 2014. Porém, apesar da escolha equilibrada, eu não acho que mereça a posição de melhor do ano, mas, sem dúvidas, está entre as melhores. Acrescento ainda que essa canção ajudou bastante a melhorar a música pop em 2014.



***

"Ghost Stories" (2014) é sexto álbum de estúdio da banda inglesa Coldplay. Com apenas 9 faixas, este é um disco melancólico de baladas em cujas letras e melodias há muita 'lamentação'. No entanto, “A Sky Full of Stars”, que tem produção do DJ sueco Avicci, também é uma as canções que marcaram o ano.



***

Outra banda nacional que merece destaque aqui é a Banda do Mar, com a música “Mais ninguém”, canção pop comercial e de ritmo agradável que dá, e muito, para tocar em rádio – até parece que ela foi gravada com esta finalidade. Este projeto é formado por Marcelo Camelo, Mallu Magalhães e Fred Ferreira. Há quem defina a Banda do Mar como Tribalistas da geração Y. 



***

Como não bastasse virar tema de novela, a música “Ela me deixou”, faixa de Velocia (2014), novo disco do Skank, tem uma pegada de ‘Sky’ e muito a ver com o verão. Assim, então, não poderia ficar de fora da minha lista de melhores do ano.



***

O single “Mandou bem”, da banda mineira Jota Quest também merece destaque aqui. Essa música tem a mesma ‘alegria’ de “Happy”, do Pharrell Willians; e de “Get Lucky, do Daft Punk. Sem falar na parceria com Nile Rogers, nas guitarras. 



***

“Hey brother”, do DJ sueco Avicii também tocou bastante no rádio. Das canções atuais, é uma das minhas preferidas, por isso indico e insiro na minha lista de melhores do ano.



***

E é claro que o rei do pop não iria ficar de fora dessa lista. Todas as reverências ao single “Love Never Felt so Good”, de ‘XScape’, disco póstumo de Michael Jackson, em parceria com Justin Timberlake. Conforme o Hot 100 da Billboard, parada americana, MJ é o único artista na história a emplacar um single entre os 10 primeiros da parada em cada década, isso por 50 anos. Mesmo depois de morto, o rei ainda é espetacular.



***
E assim a gente encerra o ano com essa lista de 10 músicas, que considero as melhores de 2014. Claro que muita coisa boa foi lançada este ano, tanto no cenário nacional como no internacional – inclusive, outros sucessos também tocaram no rádio, mas não o suficiente para aparecerem numa lista de melhores do ano como esta. Valeu pelo acesso e atenção com o blog. Compartilhe e comente neste post. Feliz ano novo, gente linda! #Cultura #Música

Você pode gostar também

0 comentários