Coluna Manchete - 28 de fevereiro de 2015

Está no ar a 46ª edição da coluna semanal Manchete, um suplemento do Blog Caderno de Matérias do ...

Está no ar a 46ª edição da coluna semanal Manchete, um suplemento do Blog Caderno de Matérias do Ikeda. A proposta é repercutir e adiantar, de forma resumida, os fatos mais importantes da semana e o que ainda há de acontecer, em até 140 caracteres. #Manchete


Morre Davi Miranda

O missionário Davi Miranda, criador da Igreja Deus é Amor, morreu aos 79 anos vítima de infarto.

Aumento na conta de luz

A conta de luz vai subir novamente a partir de segunda-feira (02). O reajuste será de 23,4% em média no país.

Insegurança no trânsito

Na Paraíba, 2.283 motoristas foram multados pela condução de veículos velhos e inseguros, nos últimos dois anos.

Insegurança no trânsito II

A infração também representa cinco pontos na CNH.

Gasolina

A partir de amanhã o preço do litro da gasolina sobe para R$ 3,19, preço de referência do combustível na Paraíba.

“Gugu”

O apresentador Gugu Liberato voltou para a Record. A estreia ocorreu na quarta-feira (25), num programa cheio de diversão, prêmios e shows.

No cinema

A música “Eduardo e Mônica”, da Legião Urbana, vai virar filme. As imagens começam a ser gravadas em setembro.

Juro alto

O juro bancário subiu e já é maior em quatro anos. No mês de janeiro a taxa chegou a 52,6%. Enquanto os encargos dos cartões de crédito atingiram 334%.

Bloqueio nas BRs

Em virtude das paralisações nas rodovias, a Paraíba pode ser afetada e sofre risco de desabastecimento.

IPVA

O IPVA para as placas de final 4 foi prorrogado. O prazo se estende até o dia 06 de março.

Afinal

A revista Afinal, do jornalista Nonato Nunes, vai voltar a circular. O anúncio foi feito pelo próprio editor, em sua página no Facebook.

Clube das 10

Neste sábado tem 'Clube das 10'. Ouça o programa pela PB Web Rádio, em www.paraibawebradio.com

AS 7 NOTAS QUE MARCARAM A SEMANA

Benefício parlamentar

A Câmara aprovou nesta semana um pacote de reajuste de benefícios dos deputados, incluindo pagamento de passagens aéreas para as mulheres dos parlamentares. A população reprovou.

Bandidos explodem mais duas agências bancária

Duas agências bancárias foram explodidas por homens fortemente armados na madrugada de terça-feira (24). Uma na cidade de Pilões, de onde levaram uma quantia não informada; e outra em Livramento, onde os policiais foram cercados pelos bandidos. Os criminosos, no entanto, não conseguiram levar nada do banco da cidade. Ainda para neutralizar o trabalho da política, os elementos jogaram grampos na estrada para facilitar a fuga. Conforme sindicato, 23 ocorrências contra bancos foram registadas na Paraíba, somente em 2015.

Na Câmara

Os trabalhos no Legislativo Guarabirense tiveram início na terça-feira (24). Como era de se esperar, o parlamento mirim ainda não amadureceu. Não muda em nada.

G3

Durante sessão de abertura do legislativo guarabirense, foi oficializado o grupo G3, com Beto Meireles, Lucas Porpino e Jader Filho, como grupo ‘independente’ das duas forças políticas de Guarabira – Paulino e Toscano. Lucas é o líder do grupo.

Por moradia

Na quarta-feira (25), vários populares fizeram uma manifestação em Guarabira (PB) e bloquearam rodovia 073 por falta de política habitacional por parte do Governo do Estado. Se nada for feito, os manifestantes prometeram realizar novo protesto nos próximos dias.

Apoio ao Governo

O deputado Raniery Paulino pode apoiar o Governo, conforme matéria do Jornal Correio. O assunto está sendo discutido para evitar divergências dentro do PMDB. Integrar a bancada de oposição, na opinião do deputado, pode beneficiar o prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, adversário político de Paulino. “Ei acho que ser governo ou oposição é secundário entre estar sintonizado com o sentimento do meu partido”, afirmou Raniery.

Sem água

A barragem de Canafístola II, localizada em Borborema (PB), secou. O reservatório abastece 12 municípios, como Bananeiras, Solânea, Cacimba de Dentro, Damião, Araruna, Tacima e Dona Inês. Sua capacidade de armazenamento é de 4,1 milhões de metros cúbicos de água. A situação é consequência da seca na região, e também da falta de consciência de algumas pessoas. 

Observações pontuais: O PT não é dono da verdade

Tem gente que ao invés de ajudar a melhorar a imagem do Partido dos Trabalhadores no Brasil, que está afundado em denúncias e nivelado aos demais partidos políticos no quesito corrupção, tem feito por onde comprometer ainda mais a imagem do partido que já não é o mesmo de antes.

Em Guarabira (PB), por exemplo, tem pelo menos uma pessoa que diariamente se excede nas redes sociais com discursos radicais desprovidos de argumentação política. O pior acontece quando este sujeito parte para agressão pessoal, sobretudo, com afrontas a quem ousa pensar diferente dele ou da ‘cartilha petista’.

Eu já me convenci: quando não se tem argumento para contrapor uma fala, a opção mais fácil é partir para agressão na tentativa de fazer quem pensa diferente pensar igual - ao modelo de governo do atual PT, por exemplo. A regra geral é tentar impedir que alguém pense ou discorra contra a “verdade” da qual o PT pensa ser dono. O PT não é dono da verdade, nem do Brasil.

Eu não tenho nada contra quem vota ou votou no PT. A intenção desse artigo é, apenas, defender o direito que eu e você temos de expressar e discordar das medidas do Governo, sem afrontas. Assim como quem concorda com as medidas adotadas por Dilma Rousseff (PT) pode e deve se expressar também, principalmente nas redes sociais.

Mas o sujeito que usa um veículo de comunicação de massa ou uma rede social para afrontar quem pensa diferente dele, sem a devida argumentação, a meu ver, não passa de um alienado que pode criar e levar uma situação ao extremo. Quem não aceita o contraditório é incapaz de conviver em sociedade. Mantenham distância e 'bloqueiem' gente assim.

Considerando que a atual situação do país - quase um caos econômico - tem gerado muitos debates, principalmente na internet, eu espero que cada um reflita sobre aquilo que vai postar numa rede social e no ‘tom do discurso (!)’, evitando afrontas, ataques a pessoas idôneas e até constrangimentos. O debate é bom e necessário, porém, com certos limites.

Concordar ou discordar de uma opinião, seja ela do Governo ou de uma pessoa comum, é um direito garantindo na Constituição. É um direito que nos assiste, pelo menos por enquanto. E se ainda tentarem aprisionar os nossos pés e as nossas mãos, jamais conseguirão aprisionar pensamentos - pelo menos os meus. "O PT não é dono da verdade."

Entre aspas: “Não estou nem aí para o grupo toscano, muito menos o bloco ricardista. Para mim, tanto faz um como outro” (vereador Marcelo Bandeira)

Você pode gostar também

0 comentários