De volta ao 'distante desconhecido, para conhecimento de todos'

O Rádio é sensacional. E torna-se muito mais quando a gente para tudo para ouvir, ouvir além do que...

O Rádio é sensacional. E torna-se muito mais quando a gente para tudo para ouvir, ouvir além do que estamos acostumados - em frequências diferentes como Ondas Curtas, por exemplo.

Hoje eu voltei a reservar um espaço de tempo para a prática de ‘radio-escuta’ (DX), hobby antigo, porém, por um tempo deixou de ser prioridade para mim, somente por falta de tempo e equipamento.

Degen 1103, minha nova companhia e integrante da família

É com um Degen 1103 que volto a captar emissoras, sobretudo as internacionais que costumava ouvir antes dos 30. E o que me dá mais prazer é poder receber o sinal pela antena do próprio rádio.

O Degen é, realmente, um receptor bastante sensível, ideal para quem quer fazer boas escutas em várias bandas. Tem boa captação em FM, AM e, principalmente, Short Wave (SW).

Na noite desta terça-feira (24), apesar do QRM (ruído), ainda deu para captar o sinal da Rádio China Internacional (CRI), pela qual já fui entrevistado. Fiz escutas em português e espanhol.

Em português, eu recebi o sinal da CRI na frequência de 6.100, em 49m; enquanto havia outra programação da CRI em espanhol, na frequência de 7.250, na faixa de 41m, por volta das 20h.

A audição recente, no entanto, não foi feita em ‘sintonia fina’ – com precisão. Mesmo assim, ainda deu para ouvir algumas emissoras nacionais, como uma afiliada da Rede Boa Vontade, por exemplo.

À noite ainda me proporcionou poder captar a Rádio Rural AM de Natal, em 1090 KHz, que reproduz conteúdo da Canção Nova. Também deu para listar a Rádio Globo, em 1110 KHz.

Pronto. Eu acho que fiz o bastante como veterano para marcar o meu retorno como ouvinte de rádio. Essa prática, vale lembrar, requer um ouvido apurado - ‘educado’ -, paciência e muita sensibilidade.

Avante, fazer boas escutas com o meu Degen, minha nova companhia! Espero poder continuar compartilhando experiências com o DX - distância desconhecida –, para conhecimento de todos. #SintoniaFina #Comunicação #DX

Você pode gostar também

0 comentários