Coluna Manchete - 14 de março de 2015

Está no ar a 48ª edição da coluna semanal Manchete, um suplemento do Blog Caderno de Matérias d...


Está no ar a 48ª edição da coluna semanal Manchete, um suplemento do Blog Caderno de Matérias do Ikeda. A proposta é repercutir e adiantar, de forma resumida, os fatos mais importantes da semana e o que ainda há de acontecer, em até 140 caracteres. #Manchete

Francisco

O Papa Francisco fez mais uma declaração surpreendente: que seu pontificado deve durar menos de cinco anos.

Comunicação

A Anatel determinou que internet, TV a cabo e celular pré-pago tenham contas detalhadas.

Exame

O Enade vai avaliar o desempenho de alunos novatos e concluintes de 26 cursos técnicos e de bacharelado de universidades públicas.

Exame II

As instruções de como fazer a inscrição serão divulgadas até o dia 15 de junho. Fique atento!

Economia

A coluna adianta que o pãozinho francês vai subir novamente.

Campanha

O Tribunal de Justiça da Paraíba lançou a Campanha Paz em Casa. A ideia é estimular mulheres a denunciarem violência.

Fiscalização

O Tribunal de Contas da Paraíba quer implantar um sistema de fiscalização de contas em tempo real.

Fiscalização II

Este sistema deve ser implantado em até dois anos, priorizando prefeituras e o Governo do Estado.

Preocupante

Na Paraíba, em apenas 29 dias, 547 casos de dengue foram registrados no estado. Duas mortes estão sendo investigadas.

Preocupante II

Aqui no estado três casos de febre chikungunya também foram notificados. Isso é preocupante.

Ingresso no ensino superior

As universidades públicas da Paraíba vão adotar nova seleção de ingresso.

Ingresso no ensino superior II

A UEPB, por exemplo, fará seleção para concluintes do ensino médio e graduados.

Meio ambiente

Picãozinho e Caribessa, no litoral de João Pessoa e Cabedelo, serão consideradas áreas de proteção ambiental.

Emplacamento

O Detran vai emplacar as cinquentinhas na cidade de João Pessoa. Na capital, o sistema será feito em parceria com a Semob.

AS 7 NOTAS QUE MARCARAM A SEMANA

Agressão a animal

Esta semana uma senhora de 80 anos foi flagrada agredindo um cachorro até matá-lo no Conjunto João Cassimiro, em Guarabira (PB). A Polícia prendeu os envolvidos. O vídeo foi feito por um estudante na manhã do último domingo (08). Enquanto o animal estava sendo espancado, uma jovem e homem acompanhavam a ação sem fazer nada. Eles assinaram termo e foram liberados, mas responderão pelo crime em liberdade. O caso repercutiu na Paraíba.

Protesto

Moradores de Gurinhém fizeram protesto na terça-feira (10) pedindo a prisão de um homem suspeito de estuprar dois menores no município. Houve bloqueio da rodovia PB063 e BR230. O fato também ganhou repercussão na região.

Dilma é hostilizada em SP

Na terça-feira, a presidente Dilma Rousseff também foi recebida com vaias e gritos no Salão Internacional da Construção, em São Paulo (SP). A equipe da presidente fez de tudo para evitar, mas enquanto a petista passeava pelos estandes, manifestantes gritavam: “fora Dilma, “fora PT”, “PT ladrão” e “eu não voto no PT”. Também houve quem chamasse Dilma de “vagabunda”.

Pró-Dilma

Na sexta-feira (13) aconteceram várias manifestações pela Petrobras, pró-Dilma e pela Reforma Política.

Barreira protegida

A barreira do Cabo Branco terá proteção de oito quebra-mares que ficarão a 300 metros da costa. A intenção é proteger a barreira do Cabo Branco, por exemplo, do contato direto com o mar que tem provocado erosão das falésias.

Polêmica

As escolas da rede municipal da capital João Pessoa passarão a permitir que transexuais usem banheiros e fardas femininos. Também poderão ser chamados pelo nome social. O assunto é polêmico.


Jefferson Carlo pede exoneração da Comunicação da PMG

O coordenador de Comunicação Social da Prefeitura de Guarabira, Jeferson Carlo, pediu exoneração do cargo na última quinta-feira (12). A confirmação foi feita pelo prefeito Zenóbio Toscano (PSDB). Jeferson Carlo está deixando a função para abrir um negócio próprio: uma loja de peças e um lava-jato. Ele deixa o cargo, então, sem nenhum atrito com a gestão municipal.

Observação pontual: Representante do PSB esclarece: "tudo não passou de mal-entendido"

Durante a semana, a imprensa do brejo divulgou que líderes do PSB de Guarabira fizeram uma proposta a integrantes do PMDB Jovem, para que os jovens do partido se filiassem ao PSB, só assim teriam acesso aos cargos disponíveis do Governo do Estado. A notícia repercutiu na Paraíba. 

Após a repercussão estadual, a representante do PSB em Guarabira, a teatróloga Nana Rodrigues, procurou a imprensa para esclarecer a questão. Conforme a socialista, tudo não passou de um mal-entendido.

Entre aspas:Sinto que o Senhor me colocou aqui por um curto período de tempo, quatro ou cinco anos, e nada mais. Pelo menos dois já passaram. É como a psicologia de quem joga e se convence que vai perder para não se decepcionar e, se ganha, fica feliz. Não sei. Mas é um sentimento. Sempre deixo em aberto a possibilidade” (Papa Francisco, em entrevista a TV mexicana Televisa)

*** 
#Colunismo

Você pode gostar também

0 comentários