Coluna Manchete - 28 de março de 2015

Está no ar a 49ª edição da coluna semanal Manchete, um suplemento do Blog Caderno de Matérias d...

Está no ar a 49ª edição da coluna semanal Manchete, um suplemento do Blog Caderno de Matérias do Ikeda. A proposta é repercutir e adiantar, de forma resumida, os fatos mais importantes da semana e o que ainda há de acontecer, em até 140 caracteres. #Manchete

EI

O grupo jihadista Estado Islâmico treinou mais de 400 crianças para combater na Síria, conforme o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

EI II

“Os jihadistas submetem crianças, a quem chamam de 'filhotes dos leões do Califado’, a treinamentos militares e religiosos”, diz a ONG. 

Economia

A inflação no Brasil só vai estar em queda em 2016. É o que acredita o ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega.

Economia II

Até lá, então, os juros e o desemprego vão aumentar.

Juro alto

O juro do cartão de crédito chegou a 342,2% ao ano. A informação é do Branco Central. Há um ano o juro era de 315,1%.

Juto alto II

Os juros do cheque especial também subiram para 214,2%, conforme o BC. É a maior taxa desde 1996.

Reajuste nos remédios

Cerca de 20 mil medicamentos serão reajustados a partir de terça-feira (31).

Reajuste nos remédios II

O reajuste varia de 5% a 7,7%, conforme a categoria do remédio.

Reajuste nos remédios III

Essa medida vai valer para antibióticos e medicamentos contra o câncer.

Encontro no Planalto

Na quarta-feira (25), governadores do Nordeste se encontraram com a presidente Dilma Rousseff (PT).

Encontro no Planalto II

A intenção foi discutir sobre a seca na região e sobre nova linha de crédito para o Nordeste.

Pastoril Profano

Atenção, Guarabira! O Pastoril Profano está chegando com novo espetáculo.

Pastoril Profano II

De 10 a 12 de abril tem Pastoril Profano: “avacalhando os Contos de Fadas”.

Pastoril Profano III

Será no teatro Geraldo Alverga, a partir das 20h. A classificação é e 12 anos.

Matadouro regional

Esta semana o ex-governador Roberto Paulino defendeu a construção de um matadouro público regional em Guarabira.

Matadouro regional

A obra seria construída pelo Governo do Estado, mas para isso é necessário o engajamento da classe política local.

AS 7 NOTAS QUE MARCARAM A SEMANA

Tragédia nos ares

Um avião da companhia alemã Germanwings caiu nos Alpes franceses na última terça-feira (24). A aeronave, um Airbus A320, levava 144 passageiros e 6 tripulantes. Ele fazia rota Barcelona, na Espanha, a Dusseldorf, na Alemanha. Conforme as investigações, após o piloto se ausentar da cabine, o copiloto assumiu o controle e fez a aeronave perder altitude até se chocar nas montanhas. Em síntese, o avião foi derrubado pelo copiloto. Tudo leva a crer que o foi um suicídio.

Visita oficial

O governador da Paraíba Ricardo Coutinho visitou Guarabira na última terça-feira (24). Ele veio assinar um decreto de incentivo fiscal e, ao mesmo tempo, concedeu entrevista às rádios Cultura e Rural AM, que estiveram em cadeia na faixa do meio-dia. O discurso, no entanto, é o mesmo: não muda.

Não aderiu

No início da semana, circulou uma notícia dando conta de que o deputado estadual Raniery Paulino (PMDB) tinha aderido ao governador Ricardo Coutinho (PSB). Ao tomar conhecimento, o parlamentar negou ter aderido e disse que sua fala foi ‘distorcida’. Paulino concedeu entrevista ao Espaço Aberto, da Rádio Cultura AM de Guarabira.

Nova comunicação

A Coordenação de Comunicação da Prefeitura de Guarabira tem novo coordenador. O radialista Cid Cordeiro foi nomeado pelo prefeito Zenóbio, no lugar de Jefferson Carlo, que pediu para sair para se dedicar a projetos pessoais.

Novo ministro da Comunicação

O ex-deputado Edinho Silva foi escolhido como novo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Ele deve assumir o lugar deixado por Thomas Traumann, que deixou o cargo na última quarta-feira (25).

Novo ministro da Educação

O professor Renato Janine Ribeiro é o novo Ministro da Educação. Ele assume o cargo no lugar de Cid Gomes, que deixou o ministério depois de uma desavença com o Congresso Nacional.

Novo prazo para trocar extintor

O Denatran adiou mais uma vez a data para a substituição do extintor comum pelo modelo ABC. A medida passaria a valer em 1º de janeiro, mas foi adiada para 1º de abril, porém, o prazo foi adiado de novo: para 1º de julho. Quem não estiver portando o equipamento nesta data, poderá ser multado. A multa é de R$ 127,69 e 5 pontos na CNH.

Observações pontuais: Eles têm compromisso com o povo, de casa

Eu ouvi dizer no rádio na manhã de quarta-feira (25) que tem vereador em Guarabira (PB) que, sequer, tem cumprido o expediente na Câmara Municipal. São dois, na verdade: o empresário Lucas Porpino e Gerson do Gesso, da área de Saúde. A informação é do antenado repórter José Roberto, da 92 FM.

O primeiro é líder do grupo que se diz independente de Zenóbio Toscano (PSDB) e Roberto Paulino (PMDB), em Guarabira – do grupo “tudo novo”, subserviente ao governador Ricardo Coutinho (PSB). Na prática, porém, Lucas tem mostrado que 'o futuro repete o passado', ou seja, de ‘novo’ esse "grupinho independente" só tem o nome, nada mais.

O segundo é o vereador Gerson do Gesso, que já foi aliado e hoje faz oposição ao prefeito Zenóbio. Para justificar sua ausência, ele alegou ter um “plantão” para cumprir no horário da sessão de terça-feira - o que não justifica sua saída. Porpino, por sua vez, já tem o hábito de sair sem dar satisfação. Em Guarabira as sessões acontecem em dois dias na semana.

Dois vereadores veteranos, sendo que um deles – Lucas Porpino –deixou a presidência da Câmara sem nenhum argumento convincente e agora lidera um grupo que diz ter uma nova proposta política para Guarabira. Qual? O que se vê, na verdade, é oportunismo político.

Com raríssimas exceções, a maioria dos nossos “representantes” estão interessados mesmo em se satisfazer na política. Quantos, por exemplo, do grupo ricardista, não têm se beneficiado dos altos cargos do Governo do Estado em Guarabira? E o povo? O povo que se...

O povo que se prepare, porque vem ai uma nova eleição municipal, quando esses mesmos vereadores vão se ‘humilhar’ novamente na porta do eleitor com a promessa mentirosa de representá-lo nas esferas do poder público municipal. Cuidado com os oportunistas!

Acorda, eleitor! Até quando você vai se iludir com discurso bonito e com promessas de político, heim? Assim como Lucas e Gerson, a maioria dos candidatos à reeleição em 2016, independente de grupo, é realmente comprometida com o povo - com o povo de casa.

Entre aspas: “É muito emocionante para mim estar de volta. E as emoções vão aumentar ainda mais com as aproximações das datas. Quero dedicar toda minha energia para a cura do meu marido e, para isso, é importante para mim me devotar a ele e às crianças. Também quero pedir desculpas aos meus fãs de todo o mundo, pela inconveniência, e agradeço muito pelo amor e apoio” (escreveu a cantora canadense Céline Dion em comunicado. Ela volta aos palcos em agosto desse ano, após ter se distanciado dos palcos para cuidar da saúde do marido)

Você pode gostar também

0 comentários