Ibope do "Jornal Nacional" "derrete" e marca 20 pontos

Por Ricardo Feltrin, colunista do UOL Um "terremoto" ocorreu na redação da Globo na noite de hoje. O "Jornal Nacional&qu...

Por Ricardo Feltrin, colunista do UOL

Um "terremoto" ocorreu na redação da Globo na noite de hoje. O "Jornal Nacional" registrou uma das mais baixas médias de audiência em dias úteis, segundo dados prévios obtidos pelo UOL. A média de audiência esta noite foi de 20 pontos, que é equivalente ao índice do telejornal global em um sábado de feriado prolongado.

Na segunda-feira passada a média foi de 29 pontos. A segunda-feira de Carnaval, por exemplo, deu 25 pontos na Grande SP (cada ponto = 67 mil domicílios). Os dados consolidados do Ibope só serão divulgados amanhã e podem sofrer pequena variação (geralmente nunca maiores que um ponto).


Dez anos atrás a média do "JN" era de 35,8 pontos na Grande São Paulo.
Embora não seja possível afirmar categoricamente o motivo da queda desta noite, não é difícil apontar os prováveis motivos.

1) As novelas das 18h e 19h não estão tão bem quanto deveriam, em audiência. Isso atrapalha a "alavancagem" de público que está sintonizando as novelas e continua na Globo durante o telejornal.

2) A nova novela das 21h, Babilônia, também não vai nada bem  para os padrões da Globo, com média em torno de 31 pontos. Quando a novela vai bem, como o final de "Império", um bom público sintoniza antes o "JN" já à espera da trama.

3) Hoje ocorreu a estreia de "Os Dez Mandamentos", na Record, que também mudou o horário de seu telejornal para mais tarde; ocorre que a Record subiu nesta noite em todas as principais praças do país.

Em São Paulo passou de 7,9 pontos (na última segunda,) para 9,6 pontos hoje; no Rio passou de 7,7 para 12,6 pontos; Belo Horizonte dobrou: de 5,5 pontos para 11,1; Porto Alegre, idem: de 3,6 para 7,2 pontos; e no Recife, a emissora passou de 5 pontos para 12 hoje. Cabe saber se esses bons índices continuarão nos próximos capítulos.

4) "Chiquititas", no SBT, também está dando boas médias, em torno de 10 pontos.

***

#SintoniaFina

Você pode gostar também

0 comentários