Âncoras em pé e telão em tamanho real são destaques do novo ‘Jornal Nacional’

Do Comunique-se Um dia após as comemorações pelo cinquentenário da TV Globo, o ‘Jornal Nacion...

Do Comunique-se

Um dia após as comemorações pelo cinquentenário da TV Globo, o ‘Jornal Nacional’ foi ao ar com novidades na noite desta segunda-feira, 27. Quem sintonizou a emissora ou alguma de suas afiliadas teve contato visual com um combo de mudanças: vinheta, imagens ao fundo, bancada, postura dos apresentadores, tomadas das câmeras e garota do tempo. Tudo isso foi alterado em comparação com a edição do noticiário transmitida no último sábado, 25.

Novo cenário

Antes mesmo de apresentar o estúdio modernizado, o ‘Jornal Nacional’ exibiu sua mais nova vinheta, com a sigla ‘JN’ centralizada e o mapa mundi aparecendo ao fundo da imagem. Em relação ao cenário recém-montado, o programa passou a ser transmitido em bancada menor, juntando ainda mais os âncoras William Bonner e Renata Vasconcellos e permitindo tomadas de câmeras que até então não eram feitas – como se aproximar da dupla pela “quina” da bancada.

No casamento das chamadas dos apresentadores e os recursos visuais, a estrutura principal foi mantida, com as imagens – como bandeiras de países e gráficos – sendo mantidas em estrutura atrás da bancada. Mesmo assim, entretanto, mudanças foram feitas. Agora, o tamanho desse tipo de conteúdo passa a ser maior e mais clean, com a ideia de auxiliar no entendimento do público. A redação, por sua vez, segue atuando abaixo do cenário do telejornal.

Bonner e Renata no novo estúdio do 'Jornal Nacional' (Imagem: Divulgação)

Em relação às novidades do cenário, o que pode ser considerado o grande ponto forte foi a utilização do telão para a transmissão do quadro de previsão do tempo, que passa a ser ao vivo, e de links comandados por repórteres baseados em algum lugar do Brasil e até mesmo de correspondentes internacionais. O que chamou a atenção, além de o fato do recurso nunca ter sido utilizado na história do ‘Jornal Nacional’, foi a questão do telão reproduzir o tamanho real dos jornalistas que nele aparem.

Apresentadores em pé

Por causa do início do uso de um telão no estúdio, os apresentadores do ‘Jornal Nacional’ se levantaram pela primeira vez da bancada para conversar com algum jornalista da casa ou anunciar determinada reportagem. A mudança da postura ocorreu ainda no primeiro bloco do noticiário, com William Bonner deixando a sua cadeira (ao lado esquerdo da tela) para se dirigir ao lado do painel para chamar Clayton Conservani e Carol Barcellos, que, em link, relataram os últimos momentos enfrentados por quem está no Nepal, país atingido por terremotos no sábado, 26. Após as informações dos jornalistas que estão na Ásia, Renata Vasconcellos também apareceu em pé, ao lado do companheiro de bancada.

Garota do tempo

As novidades do ‘Jornal Nacional’ também atingiram o quadro de previsão do tempo. A começar pela apresentadora. Saiu Michelle Loreto e entrou Maria Júlia Coutinho. Diferentemente do que era realizado até a última semana, as notícias climáticas veiculadas no telejornal deixaram de ser gravadas. Maju, como a jornalista também é conhecida, estreou na função conversando ao vivo com os apresentadores, por meio do telão. A participação marca maior interação entre as redações da Globo no Rio de Janeiro e em São Paulo. Bonner e Renata ficam no estúdio do canal na zona sul carioca, enquanto a nova garota do tempo participa diretamente da estrutura do veículo na capital paulista.

*Com edição e supervisão de Anderson Scardoelli.
***

#SintoniaFina

Você pode gostar também

0 comentários