CRIpor comemora 55 anos de emissão em português; Rádio Internacional da China apresenta programa especial

Edifício da CRI, em Pequim, China O Departamento Português da Rádio Internacional da China co...

Edifício da CRI, em Pequim, China

O Departamento Português da Rádio Internacional da China comemorou 55 anos de emissão nesta quarta-feira (15), quando foi ao ar uma programação especial sobre o aniversário do CRIpor, que transmite para os países lusófonos.

Além de um breve relato dos apresentadores Antônio Xia e Bráulio Calvoso Silva sobre como tudo começou, o programa também contou com depoimentos de personalidades, ex-integrantes da equipe e de ouvintes da CRI.

Atendendo um convite do amigo jornalista Antônio Xia, eu me senti honrado em mais uma vez participar da programação em português da CRI, principalmente na edição especial de 55 anos do CRIpor.

Às 19h, pelo horário de Brasília, eu já estava praticamente ‘colado’ no rádio – um Degen DE 1103 -, ansioso para ouvir a transmissão de aniversário na frequência de 9410 KHz (SW), na faixa de 31 metros.

Após as notícias do dia e o China em Foco, então, o especial entrou no ar e logo provocou uma sensação de nostalgia. Tudo estava perfeito: a trilha, o tom da voz dos apresentadores, os depoimentos... Foi um excelente programa!

Estávamos eu e meus pais em casa. E o rádio no centro da mesa. Todos em sintonia com a China Radio Internacional em Ondas Curtas, durante o jantar desta quarta-feira. Sem dúvidas, foi um jantar diferente.

Ao me ouvir pela segunda vez na rádio estatal do governo Chinês - a primeira vez foi em março de 2011, em entrevista a CRI -, eu voltei no tempo e recordei a minha primeira audição da emissora em Short Wave.

A primeira vez que ouvir a CRI em Português foi ainda nos anos 90, sem pretensão nenhuma, apenas por curiosidade. Naquela época, eu não tinha ideia de que um dia, de fato, eu fosse falar na CRI.

Aconteceu que o tempo passou, nossa amizade se consolidou, contatos se estabeleceram e, enfim, surgiram as oportunidades de compor o conteúdo do CRIpor em ocasiões especiais como esta.

Para ouvir a minha participação, clique aqui e ouça - você pode adiantar no tempo 36´:14´´ desse programa, quando o apresentador me anuncia na programação da CRI. 

Assim, reforçando o que disse na minha participação na edição de 55 anos do CRIpor, desde que descobri a CRI não mais parei de ouvir as emissões em português – até porque adoro rádio.

Tenho ouvido a programação da CRI praticamente todos os dias, bem como acompanhado as mudanças ao longo dos anos. Nesta data especial, portanto, quero desejar vida longa ao CRIpor e a CRI.

Minha saudação especial também é dirigida aos amigos da rádio, sobretudo os mais próximos com quem tive a oportunidade de conversar e conhecer – mesmo de forma ‘virtual’. Aprendi muito com vocês, estejam certos disso.

Saudações a Silvia, Paula Chen, Catarina Wu, Florbela, Renato e o amigo Antônio, que me fez o convite para participar do programa. Confesso que fiquei muito honrado pelo convite. Obrigado!

Espero que a CRI continue a emitir seus programas em português e invista no CRIpor e em seus ouvintes. Registro aqui que também gosto muito de ler a FANZINE - o material impresso - e o site em português.

Acho que devo ficar por aqui, na esperança de que a nossa amizade continue e os contatos também, independente da plataforma: se via carta, telefone ou internet. Vida longa a CRI! Parabéns ao CRIpor e saudações aos seus ouvintes!  #SintoniaFina #Comunicação #Sociedade

***
Rádio em português


O Departamento de Português da Rádio Internacional da China (CRIpor) entrou no ar em 15 de abril de 1960. O CRIpor promove transmissões diárias de uma hora via ondas curtas dirigidas a Brasil, Portugal, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. Seu alvo de cobertura são 200 milhões de falantes de português espalhados por uma área que soma dez milhões de quilômetros quadrados.

Programas em ondas curtas

Os programas abrangem temas diversos, do noticiário a análises mais profundas, passando por colunas fixas divididas dessa forma: Nos Ares da Cultura, Panorama Econômico, Economia em Destaque, Viagem pela China, No Mundo dos Esportes, Encontro com Ouvintes, Sala de Visitas, Estilo de Vida, Cinemania, Acordes do Oriente e Chinês Dia a Dia.

Boletins informativos para o Brasil

As emissoras brasileiras Brasília Super Rádio FM, sediada na capital do país, e a Rádio Guaíba, de Porto Alegre, transmitem diariamente boletins de cinco minutos elaborados pelo CRIpor com os principais fatos do dia na China.

CRI online em português

A página do CRIpor na Internet está disponível desde 20 de dezembro de 1999, no endereçohttp://portuguese.cri.cn . O conteúdo online se divide em notícias, temas atuais, rádio online, cultura, economia, entretenimento, música, blog, chinês dia-a-dia e vídeo.

Vídeos online em português

A partir de 2008, o CRI online em português passou a produzir e disponibilizar vídeos em sua página, destaque para os quadros China em Cena e Miniconcurso. Também foram feitas transmissões ao vivo de importantes eventos.

Revista Fanzine

No dia 15 de abril de 2004, o CRIpor lançou o jornal Fanzine com o propósito de estreitar os laços com seus ouvintes. A publicação, que em janeiro de 2008 passou a ser uma revista bimestral, cuja versão digital é disponibilizada na página do CRIpor, traz informações sobre as atividades da CRI, modernizações e mudanças, importantes acontecimentos da vida política, econômica, cultural e social, entre outros vários aspectos da vida chinesa, além dos intercâmbios entre a China e os países lusófonos.

Escritório de Representação no Brasil

Em 1999 foi estabelecido no Rio de Janeiro o Escritório de Representação da Rádio Internacional da China no Brasil. Nesse período, cinco jornalistas do CRIpor foram enviados ao Rio na condição de correspondentes dessa emissora.

Escritório Geral da Rádio Internacional da China na América Latina

Desde 31 de março de 2011, o Rio de Janeiro, Brasil, abriga o Escritório Geral da Rádio Internacional da China na América Latina. O CRIpor destacou um de seus profissionais ao cargo do secretário-executivo do escritório.

Ouvintes e Internautas

Em 2010, o CRIpor recebeu mais de oito mil contatos de ouvintes e internautas de mais de dez países e regiões, 80% desses contatos foram feitos através de emails e mensagens postadas no site do CRIpor.

Equipe do CRIpor

O CRIpor conta agora com 21 profissionais entre jornalistas, tradutores e apresentadores, além de quatro jornalistas brasileiros. (Fonte; CRI)

Você pode gostar também

2 comentários

  1. Olá colega , parabéns pela ótima matéria , sou ouvinte da CRIpor desde 1979 ,
    me correspondo com ele até os dias de hoje , recebo as revistas Famzine .
    Enviei uma homenagem gravada em MP3 , pelos 55 anos de transmissão do ser
    viço português da emissora Chinesa .

    ResponderExcluir
  2. Olá colega , parabéns pela ótima matéria , sou ouvinte da CRIpor desde 1979 ,
    me correspondo com ele até os dias de hoje , recebo as revistas Famzine .
    Enviei uma homenagem gravada em MP3 , pelos 55 anos de transmissão do ser
    viço português da emissora Chinesa .

    ResponderExcluir