Coluna Manchete - 02 de maio de 2015

Está no ar a 53ª edição da coluna semanal Manchete, um suplemento do Blog Caderno de Matérias do ...

Está no ar a 53ª edição da coluna semanal Manchete, um suplemento do Blog Caderno de Matérias do Ikeda. A proposta é repercutir e adiantar, de forma resumida, os fatos mais importantes da semana e o que ainda há de acontecer, em até 140 caracteres. #Manchete


Reunião

Na segunda-feira (27) o governador Ricardo Coutinho (PSB) se reuniu com a bancada federal, em João Pessoa (PB).

Reunião II

Questões como convivência com a seca, obras estruturantes e apresentação de demandas que precisam de recursos federais, estiveram na pauta.

Novo diretório

No último domingo o PMDB Jovem da Paraíba elegeu novo diretório estadual. O evento contou com a presença de José Maranhão.

Novo limite

A partir do dia 04, a Caixa Econômica só financiará 50% de imóveis usados. Antes era financiado 80% do valor.

Lava Jato

O Supremo Tribunal Federal mandou soltar nove executivos de empreiteiras presos na Operação Lava Jato.

Lava Jato II

Eles devem permanecer em prisão domiciliar, monitorados através de tornozeleiras eletrônicas.

CPI

No próximo dia 07 de maio começam as sessões itinerantes da CPI da Telefonia. Os deputados querem melhorias nos serviços das operadoras.

CPI II

As sessões vão passar por 13 cidades, incluindo Guarabira e Campina Grande.

Concurso

O Ministério Público da Paraíba publicou edital para preenchimento de 105 vagas. Os cargos são para nível médio e superior.

Concurso II


Jovens fora do ensino médio

Quase metade dos jovens paraibanos (43%) entre 15 e 17 anos estão fora do ensino médio devido desinteresse e troca de estudos pelo trabalho.

Jovens fora do ensino médio II

A Secretaria de Educação do Estado reconhece a situação. A meta é atingir 65% de matriculas até 2024.

Água tratada

Conforme o Instituto Trata Brasil, João Pessoa perde 42,9% da água produzida. Apenas 49% do consumo passam por tratamento de esgoto.

ACEG firma convênio com policlínica

Todos os associados da Associação Comercial e Empresarial de Guarabira terão privilégios a partir de agora na Policlínica Mais.

ACEG firma convênio com policlínica II

A ACEG e a direção da clínica firmaram um convênio esta semana. O evento foi bastante prestigiado.

Festa na Roça

Nesta segunda-feira (04) reestreia o segmento Festa na Roça. Será a partir das 16h30 durante o Conexão 90 Graus, da Guarabira FM.

Festa na Roça II

A proposta desse segmento é promover o melhor do forró de raiz e preparar a galera para as festas juninas. 

AS 7 NOTAS QUE MARCARAM A SEMANA

Convenção

No domingo (26), o PMDB Jovem da Paraíba realizou sua convenção estadual. E pelo voto direto e secreto, os membros da legenda elegeram a nova diretoria estadual: delegados à Convenção Nacional, Comissão de Ética e Disciplina, a Executiva Estadual e Conselho Fiscal, além dos suplentes. A convenção teve início às 9h, na sede do diretório estadual.

Incêndio

Na segunda-feira (27) houve um principio de incêndio na antiga garagem da extinta empresa de ônibus Expresso Guarabirense, em Guarabira (PB). Sete carcaças de ônibus foram atingidas pelo fogo, que foi controlado e apagado após quase duas horas, conforme o Corpo de Bombeiros. Há uma hipótese de que o incêndio foi intencional. Mas a verdadeira causa era desconhecida até o fechamento da coluna.

Reforço do PMDB

Assim como a ex-vereadora Beta do Cordeiro, que se filiou ao PMDB com pretensão de sair candidata a vereadora, o ex-vereador e ativista cultural George Victor também pode disputar uma das 15 vagas da Câmara de Vereadores de Guarabira, nas eleições municipais de 2016.

Propositura insignificante

Na terça-feira (28), a vereadora Michele Paulino (PMDB) apresentou ‘voto de aplauso’ ao Empreender PB, que incentiva a geração de emprego e renda na Paraíba. A 'moção' na tribuna da Câmara de Guarabira agradou a liderança ‘girassol’. A população, por sua vez, esperava mais do que isso de uma vereadora. 2016 vem ai!

Nota de descontentamento

Nesta semana, a liderança do PMDB Jovem de Guarabira emitiu uma nota de descontentamento com o grupo do governador Ricardo Coutinho (PSB) em Guarabira. Conforme o texto, no segundo turno das eleições de 2014 foi firmado um compromisso político entre a JPMDB e o grupo Ricardista. O que fora acertado, no entanto, até agora não foi cumprido pelos militantes “girassóis”. A decepção é grande.

Manifesto

Aliados do governador Ricardo Coutinho (PSB) também publicou um manifesto a favor do Empreender PB e contra os deputados estaduais Raniery Paulino (PMDB) e Camila Toscano (PSDB). Apesar de serem rivais político no município de Guarabira, os parlamentares são a favor da CPI do Empreender, que visa investigar se há alguma irregularidade na execução do programa do Governo do Estado. Apoiar a CPI não é estar contra o Empreender, como tem propagado a mídia oficial do Estado.

Pronunciamento

Pela primeira vez, a presidente Dilma não fez o seu tradicional pronunciamento no Dia do Trabalhador. Como a situação do trabalhador brasileiro não está nada boa, a presidenta não tinha mesmo o que falar. Ela se pronunciou apenas pelas redes sociais.

Observações pontuais: Encontro de radioamadores

Amanhã acontece o 4º Encontro de Radioamadores e PX da cidade de Lagoa de Dentro (PB). Será a partir das 8h, no Portal da Lagoa. O kit custa R$ 30,00 e dá direito ao almoço e ao sorteio de um rádio base HF, um HT Dual Band, 1 fonte chaveada e camisetas do evento. A organização é do Grupo de Radioamadores de Lagoa de Dentro, que espera reunir radioamadores da região e de outros estados.

Entre aspas:O governador perdeu 3 vezes consecutivas em Guarabira. Só agora, com o nosso apoio, a força do “vermelhão” e do PMDB, ele venceu seu principal opositor, inclusive com uma virada que vai ficar marcada na história política de nossa cidade” (ex-governador Roberto Paulino, em relação a retaliações sofridas por setores do Governo do Estado)

Você pode gostar também

0 comentários