Coluna Manchete - 16 de maio de 2015

Está no ar a 55ª edição da coluna semanal Manchete, um suplemento do Blog Caderno de Matérias do ...

Está no ar a 55ª edição da coluna semanal Manchete, um suplemento do Blog Caderno de Matérias do Ikeda. A proposta é repercutir e adiantar, de forma resumida, os fatos mais importantes da semana e o que ainda há de acontecer, em até 140 caracteres. #Manchete


Aposentadoria

A Câmara dos Deputados aprovou a emenda à MP 664/14 e muda o cálculo da aposentadoria no Brasil.

Aposentadoria II

Foram 232 votos a favor, 210 contra e 2 abstenções.

Aposentadoria III

A emenda dá alternativa ao trabalhador aplicar a chamada regra 85/95 em vez do fator previdenciário, ao se aposentar.

Aposentadoria IV

A nova regra garante a aposentadoria integral em relação ao salário de contribuição.

Pressão alta

Conforme pesquisa, 25% dos adultos têm pressão alta.

Pressão alta II

A cidade de João Pessoa está em 7º no ranking de capitais com maior índice de hipertensão entre adultos (25,5%).

Pressão alta III

A pressão alta, de acordo com a pesquisa, é a causa de 72% das mortes no Brasil.

Lixões

Os prefeitos vão pedir mais tempo para acabar com os lixões.

Lixões II

O pedido será feito a Dilma Rousseff durante a Conferência Nacional dos Municípios.

Lixões III

A alegação é que os aterros têm grande impacto financeiro.

Contas aprovadas

As contas de 2011 e 2012 do governador Ricardo Coutinho (PSB) foram aprovadas pela Assembleia Legislativa da Paraíba.

Contas aprovadas II

As contas referentes a 2010 do ex-governador José Maranhão (PMDB) também foram aprovadas.

Convenção

Neste sábado aconteceu a convenção municipal do PSDB em Guarabira.

AS 7 NOTAS QUE MARCARAM A SEMANA

Estava em cima do muro

A vereadora Adriana de Severo, de primeiro mandato, tomou um posicionamento esta semana: ela vai permanecer no grupo do ex-governador Roberto paulino.

Não haverá aliança

Esta semana o jornalista Gutemberg Cardoso, um dos mais populares analistas políticos da Paraíba, deu como certa uma aliança política entre Paulino e Toscano nas eleições de 2016, visando perpetuar essa alternância de poder na cidade de Guarabira. O comentário repercutiu na Paraíba. Após a repercussão dos comentários, setores da imprensa começaram a associar a imagem de Roberta Paulino, filha de Roberto Paulino (PMDB), à do prefeito Zenóbio Toscano (PSDB). Gutemberg Cardoso disse que Roberta seria vice de Toscano no próximo ano. Em seu perfil no Facebook, Roberta Paulino negou afirmando não haver a menor hipótese de aliança.

Quem dá mais?

O vereador Gerson do Gesso também está deixando Roberto Paulino (PMDB), no qual ele não acredita mais – politicamente falando. Em entrevista no rádio, o parlamentar disse que está aderindo ao grupo de Ricardo Coutinho (PSB) por acreditar na palavra do governador. Será que foi só por isso mesmo ou tem outra coisa por trás (R$), vereador Gerson?

No rádio: Mais tempo na grade

O Jornal Correio da Manhã, da Guarabira FM (Correio Sat), ganhou mais uma hora na programação da emissora. A mudança se deu nesta segunda-feira (11). O noticiário fica de segunda e sexta-feira, das 6h às 9h. O “Alegria Geral”, do radialista Paulo Costa, que antes começava após o jornal, agora inicia às 11h. Porém, PC deve permanecer no ar participando do jornal.

Reajuste

Conforme divulgado num grupo privado no Whatsapp, os vereadores de Guarabira (PB) aprovaram um Projeto de Lei enviado pela gestão municipal, que reajusta em 07% o valor da taxa de iluminação pública para residências. Já o acréscimo para indústrias foi de 10%. O blog Caderno de Matérias tentou um contato com a Comunicação da Prefeitura de Guarabira - para saber sobre o assunto -, mas não teve retorno. A editoria do blog reprova esse reajuste. O povo também.

O trono está vazio: o Rei do Blues morreu

Na noite de quinta-feira (14) morreu mais um rei: B. B. King, o Rei do Blues, aos 89 anos. Ele morreu enquanto dormia, embora estivesse sob cuidados médicos em sua residência em Las Vegas. No mês de abril, o músico foi internado duas vezes. Há duas décadas, B. B. King vinha sofrendo devido complicações da diabetes tipo II. B. B King transformou completamente o blues americano e foi inspiração para outros nomes da música, como Eric Clapton e Steve Ray Vaughan. Clapton, inclusive, lamentou a morte de King, numa rede social.

Vereador entrega secretaria e se junta ao grupo de RC em Guarabira

O vereador Marcelo Bandeira vai entregar o cargo de secretário de Agricultura ao prefeito de Guarabira Zenóbio Toscano. Embora fizesse parte da gestão de ZT, Bandeira também já estava ligado ao grupo do governador Ricardo Coutinho, no município. Ou seja, isso já era esperado.

Observações pontuais: Coisas da política

Sim! O ex-prefeito Josa da Padaria, que era do PMDB e apoiava o ex-governador Roberto Paulino, deixou seu partido de origem para se aliar ao PSB, do governador Ricardo Coutinho. Em troca, ele ganhou um emprego no Estado. Os vereadores Bica e Gerson do Gesso fizeram o mesmo: abandonaram quem sempre lhes deu a mão.

Semelhantemente isso ocorreu com os vereadores Lucas Porpino, Beto Meireles e Jader Filho, por exemplo, em relação ao prefeito Zenóbio Toscano. Antes, ZT era bom para esses parlamentares. Agora, no entanto, Toscano ‘não presta mais’. Resumindo: quem era amigo virou inimigo. E quem era inimigo agora é "amigo de verdade".

É dando emprego que o grupo de Ricardo Coutinho em Guarabira está se tornando uma força, mostrando “como se constrói e apresenta uma nova proposta política para o município”. Quer um emprego? Então, plante um girassol em casa e ganhe um emprego no Estado. Essa também é a condição de se manter nele.

Já em relação ao investimento do Governo em obras para o município de Guarabira, alguém ai sabe apontar o que RC fez durante sua primeira gestão, pela cidade? Não se engane, amigo! O discurso dos “girassóis” é um, mas a prática é antiga: a política do "é dando que se recebe". Os personagens são os mesmos de antes. E eles querem o poder a todo custo.  

Entre aspas: “Campanha se vence no dia com pé no chão e humildade, esse será o lema do grupo dos “Girassóis”. O grupo reconhece a liderança de Toscano e de Paulino, mas da maneira que eles não se intimidam, o grupo também não se intimida” (Célio Alves, secretário executivo do Governo do Estado)

Você pode gostar também

0 comentários