Coluna Manchete - 30 de maio de 2015

Está no ar a 57ª edição da coluna semanal Manchete, um suplemento do Blog Caderno de Matérias do ...

Está no ar a 57ª edição da coluna semanal Manchete, um suplemento do Blog Caderno de Matérias do Ikeda. A proposta é repercutir e adiantar, de forma resumida, os fatos mais importantes da semana e o que ainda há de acontecer, em até 140 caracteres. #Manchete

Impeachment

Em entrevista a um jornal mexicano, a presidente Dilma Rousseff (PT) declarou que não teme impeachment.

Impeachment II

“Essa discussão tem viés de luta política contra a minha gestão. Não me atemorizam com isso”, disse.

Seguro-desemprego

Esta semana o Senado aprovou acesso mais duro ao seguro-desemprego.

Seguro-desemprego II

Agora o trabalhador tem de trabalhar pelo menos 12 meses para poder requerer o primeiro benefício.

Doença misteriosa

Desde o começo do mês uma ‘doença misteriosa e sem nome’ já atacou mais de 2 mil pessoas na capital João Pessoa.

Doença misteriosa II

A doença provoca dores nas articulações, manchas e coceira na pele. A Secretaria de Saúde do Estado está investigando.

Dengue

Somente neste ano 7.266 casos de dengue foram registrados na Paraíba, que ocupa a 4º posição em incidência no Nordeste.

Deixou o PMDB

O empresário Jarbas Aguiar, esposo da vereadora Michele Paulino (PMDB), pediu desfiliação do PMDB. Ele deve se filiar ao PSB.

Deixou o PMDB II

Ocorre que Jarbas foi nomeado pelo governador Ricardo Coutinho e ocupa um cargo importante no Governo do Estado.

Deixou o PMDB III

Resta saber agora com quem a vereadora Michele vai ficar politicamente...

Deixou o PMDB IV

Ela tem duas opções: ou com o tio Roberto Paulino (PMDB), que ajudou a elegê-la; ou com seu esposo, aliado do governador.

Descaso com a Educação

Está faltando papel e tinta para impressão de provas, por exemplo, no Colégio Estadual de Guarabira.

Descaso com a Educação II

A iluminação da unidade e ensino também está precária. E há animais soltos, ‘pastando’ nas dependências do colégio.

Descaso com a Educação III

Apesar das denúncias feitas pela imprensa, o Governo do Estado e os aliados do governador em Guarabira desdenham da situação.

AS 7 NOTAS QUE MARCARAM A SEMANA

Jornalista comenta situação de Veneziano

O colunista da Revista Veja, Lauro Jardim, publicou nota em seu blog comentando a enxurrada de processos contra o deputado federal Veneziano Vital do Rego, de supostas irregularidades cometidas à frente da Prefeitura de Campina Grande, durante os dois mandatos em que exerceu como prefeito. Lauro Jardim diz que Vené tem mais processos de que gol da Alemanha no Brasil.

Visto negado

Apesar da fama nacional, a funkeira Anitta teve visto negado para os Estados Unidos. Por esse motivo, ela cancelou os shows que faria em Miami, Boston, Connecticut e Nova Jersey. Conforme o jornal O Dia, uma denúncia anônima teria informado ao governo norte-americano que Anitta realizou show na Flórida em 2013 sem o visto necessário. Isso, então, é ilegal no país e teria resultado na resposta negativa ao último pedido. A atual produção da artista pop desconhece a denúncia.

Saúde em risco

Saúde de Pilõezinhos está um desastre. Com pneus carecas, ambulâncias colocam vidas em risco durante transporte. A matéria repercutiu na imprensa.

Novo concurso

O prefeito Zenóbio Toscano confirmou que sua gestão vai realizar mais um concurso público em Guarabira, principalmente para cargos como agentes de saúde e endemias, médicos especialistas, e educadores físicos para as novas academias de saúde a serem instaladas no município, entre outros. Algumas vagas terão o intuito de preencher cargos que não o foram no último concurso realizado em 2013. Vamos aguardar.

Descaso

Está faltando papel para imprimir provas e outros materiais no Colégio Estadual José Soares de Carvalho. A denúncia foi feita durante a semana pela imprensa de Guarabira (PB). Além disso, a iluminação está precária e animais também vivem soltos, ‘pastando’ no mato ao redor da escola. Professores e estudantes estão sendo prejudicados.

Protesto

Na manhã de sexta-feira (29), populares do Movimento Sem Teto fizeram um protesto na cidade de Guarabira (PB), contra a Prefeitura Municipal. Eles interditaram a rodovia PB-073 na saída para Marí, queimando pneus e galhos secos. Eles cobraram da gestão municipal a permuta de terreno para deixarem uma área que pertence aos bombeiros militares, próximo ao Conjunto Lucas Porpino. Alegam que o prefeito Zenóbio Toscano (PSDB) de não tem interesse em doar outro terreno. A Cehap também já ameaçou demolir o que fora construído no lugar. Na próxima semana haverá uma sessão para discutir sobre o tema na Câmara de Vereadores. O Estado dispõe de terrenos, correto? Por que, então não faz uma nova doação?

Josa deixa o PMDB

Após 28 anos filiado ao PMDB, o ex-prefeito de Guarabira Josa da Padaria deixou o partido nesta sexta-feira (29). Josa confirmou que recebeu convite para se filiar ao PSB, do governador Ricardo Coutinho. E ele deve se filiar nos próximos dias. Embora diga que o seu compromisso é com um ‘novo projeto político’ para a cidade, Josa foi nomeado para um cargo no Governo.

Observações pontuais: “Os GiRabol$os”

A cidade de Guarabira (PB) é caracterizada politicamente pela polarização e alternância de poder entre as famílias Paulino (PMDB) e Toscano (PSDB). Isso há mais de 40 anos. Com a reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB), na campanha eleitoral de 2014, o seu grupo político ‘ganhou força’ no município e deu origem a militância “girassol”, que tem a intenção de lançar candidato próprio na sucessão de 2016 e uma nova proposta de governo como mais uma opção para o eleitor guarabirense. Acontece que dessa militância surgiu a ‘bancada’ dos “giRabol$o$”. Embora façam parte do governo, os integrantes desse grupo não são “girassóis”, portanto, nada têm a ver com a proposta do PSB: dizem que o único interesse deles é garantir emprego para si, para a família e ter dinheiro no bolso. Eu estou certo, Raminho Talibã? Só para constar: Raminho é um autêntico “girassol”, gente.

Entre aspas: “Encerro uma fase importante de minha vida pública. Sempre tive uma história de coerência e lealdade, tendo participado de grandes lutas partidárias. Infelizmente fui incompreendido e chegou a hora de abraçar novos projetos. De fato fui convidado, tenho um compromisso firme com o movimento Girassol e com o fortalecimento da nova força política. A cidade precisa voltar a ser a locomotiva do Brejo”, afirmou Josa da Padaria. 

Você pode gostar também

0 comentários