Há 34 anos, morria Bob Marley. Relembre cinco clássicos do cantor

Bob Marley deixou o mundo aos 36 anos. Crédito: Site Oficial/Reprodução Do Diário de Pernambuc...

Bob Marley deixou o mundo aos 36 anos. Crédito: Site Oficial/Reprodução

Do Diário de Pernambuco

Robert Nesta Marley (Bob Marley) se despediu do mundo em 11 de maio de 1981, em Miami, nos Estados Unidos, aos 36 anos. A lenda do reggae, eternizada em discos, coletâneas e memorabilia, não resistiu a complicações de um câncer. O rastafari Marley foi o responsável pela popularização do reggae no mundo, com sucessos como Catch a fire e Exodus. Foram mais de 75 milhões de discos vendidos.

Filho de jovem jamaicana e um capitão, Bob Marley nasceu no pacato vilarejo de Nine Mile. Influenciado pelos ritmos que começavam a surgir no Caribe como o calipso e o reggae, Marley logo se juntou aos inseparáveis Bunny Wailer e Peter Tosh para fundar o grupo The Wailers, com quem gravaria boa parte dos discos lançados nos anos 1960 e início da década de 1970.

No Brasil, o reggae cheio de swing de Marley se consolidou de fato com a gravação de Não chores mais, em 1979, versão de Gilberto Gil para No woman no cry, gravada pelo jamaicano em 1974. Para lembrar a data, o Viver reuniu cinco dos muitos clássicos indispensáveis de Marley. Confira.

Could you be loved - Lançada como single do disco Uprising em 1980, a música foi um dos últimos sucessos que Bob gravou em vida. Mostra o lado mais dançante do reggae, com um refrão pegajoso que gruda na cabeça. Quando você menos perceber, estará cantarolando a melodia o dia todo.



Stir it up - Composta em 1967, foi lançada apenas em 1973, no disco Catch a fire. A música ajudou a popularizar o reggae nos Estados Unidos e no Reino Unido.



Three little birds - O lado mais "paz e amor" de Bob Marley. Sob a melodia tranquila, ele nos ensina a não se preocupar muito com os problemas da vida, pois, no final, tudo se resolve.



Buffalo Soldier - Uma das canções mais conhecidas de Marley, foi lançada no disco póstumo Confrontation, de 1983. A letra é inspirada em soldados americanos que lutaram contra índios, que atendiam pela alcunha de "buffalo soldiers".



Is this love - Bob Marley também era um romântico. Foi lançada em 1978, no disco Kaya, chegando a integrar o top 10 de singles das paradas britânicas.



***

#Cultura #Música

Você pode gostar também

0 comentários