Não vai ter São João em Guarabira; nunca teve

O período junino se aproxima. Nas redes sociais, eu já tenho observado críticas e cobranças da oposição de Guarabira (PB) em relação às fes...

O período junino se aproxima. Nas redes sociais, eu já tenho observado críticas e cobranças da oposição de Guarabira (PB) em relação às festividades juninas no município, que – como todo mundo sabe -, não tem tradição em promover festa de São João. Nunca teve.
  
Diferente de Bananeiras, Solânea e Alagoinha, por exemplo, Guarabira nunca teve um São João de verdade – uma festa de rua, com grandes atrações e espaço apropriado. A única opção para a população sempre foi curtir festivais de quadrilha e sanfona.

Sim. O atual governo municipal errou em acabar com os festivais que eram realizados nesse período do ano em Guarabira. Eu também não vi motivos para não continuar investindo no Forró Fest, por exemplo, que promovia a cidade na tevê, valorizando a cultura regional.

Assim, então, se nunca houve um São João de futuro na ‘capital do brejo’, eu não vejo motivos para cobrar algo dessa natureza ao prefeito Zenóbio Toscano (PSDB). É claro (!): essa situação já deveria ser diferente – se a PMG realizasse algo semelhante à Festa da Luz no período.

Este ano, o prefeito Zenóbio realmente falou da possibilidade de realizar um São João em Guarabira, inclusive usando o espaço do Parque do Poeta. No entanto, nada ficou acertado, senão a realização do tradicional São Pedro que ocorre no B. do Nordeste.

Como tudo não passou de uma ideia que dependia de recursos públicos para ser posta em prática, eu não me surpreendo em passar mais um ano sem festa de São João em Guarabira. Se, pelo menos, a Prefeitura Municipal ornamentar a cidade, está de bom tamanho. 

Eu entendo, com isso, que ninguém tem o direito de cobrar da gestão de ZT aquilo que não fizeram no passado: por incapacidade ou por omissão. E o S. João de Guarabira, quando alguém resolver promover, tem de ser a altura do que acontece nos municípios menores.

Tirando as tentativas de se realizar uma festa de S. João “indoor” (*) no município, na gestão anterior, por exemplo, festa junina se resumia em ter um trio de forró tocando na praça – isso pode até promover a música local, mas não está a altura do que Guarabira merece. #Política #Cultura

***

(*) Indoor, tem significado de fechado. Festa indoor, por exemplo, é festa realizada em local 'fechado'.

Você pode gostar também

0 comentários