Não vai ter São João em Guarabira; nunca teve (parte II)

Por acaso, o prefeito Zenóbio Toscano (PSDB) anunciou que iria realizar alguma festa de São João este ano em Guarabira (PB)? As gestões ant...

Por acaso, o prefeito Zenóbio Toscano (PSDB) anunciou que iria realizar alguma festa de São João este ano em Guarabira (PB)? As gestões anteriores fizeram alguma festa, afinal? A cidade tem tradição junina? Até onde eu sei, não. Infelizmente. Então...

Como já escrevi aqui no blog, a única opção que a população de Guarabira tinha era curtir os festivais de quadrilha e sanfona realizados no período junino pela Prefeitura Municipal. Nada mais que isso. E registro aqui que o atual governo errou em acabar com os festivais.

Assim como discordo da gestão por não dar continuidade a estes eventos populares, também não concordo com essa cobrança que parte da imprensa local faz em relação a festa de São João, como se ZT tivesse prometido “acender a fogueira e colocar o povo pra dançar forró”.

Durante a Festa da Luz de 2015, o prefeito Zenóbio até falou da intenção de promover um São João tradição em Guarabira - lá no Parque do Poeta. Eu e o blogueiro Eginaldes de Andrade postamos sobre essa possibilidade em nossos blogs. Porém, nada ficou definido.

O que a PMG vai realizar este ano é o tradicional São Pedro, como acontece todos os anos - independente do gestor. E essa festa também deve ser feita com a devida cautela: estamos enfrentando um período de seca e quase uma recessão econômica no país.

Então, se nunca houve um São João de futuro na ‘capital do brejo’, eu não vejo motivos para cobrar algo dessa natureza ao prefeito Zenóbio Toscano. É claro (!): essa situação já deveria ser diferente, se a PMG realizasse algo semelhante à Festa da Luz no período.

Já que não vamos ter festa de São João este ano em Guarabira - pelo menos um evento que possa ‘competir’ com os festejos de Bananeiras, Solânea e Alagoinha, por exemplo - se a Prefeitura Municipal pelo menos ornamentar a cidade, está de bom tamanho. #Cultura #Política

Você pode gostar também

0 comentários