Coluna Manchete - 06 de junho de 2015

Está no ar a 58ª edição da coluna semanal Manchete, um suplemento do Blog Caderno de Matérias do...

Está no ar a 58ª edição da coluna semanal Manchete, um suplemento do Blog Caderno de Matérias do Ikeda. A proposta é repercutir e adiantar, de forma resumida, os fatos mais importantes da semana e o que ainda há de acontecer, em até 140 caracteres. #Manchete
Lei sancionada

A presidente Dilma Rousseff (PT) sancionou projeto de lei que regulamenta o trabalho doméstico.

Lei sancionada II

A partir de agora as domésticas terão seguro-desemprego, adicional noturno, banco de horas e indenização por demissão sem justa causa.

Conta de luz sem ICMS

Boa notícia. 240 mil famílias da agricultura familiar paraibana terão isenção do ICMS na conta de luz.

Conta de luz sem ICMS II

A confirmação é do ministro do Desenvolvimento, Patrus Ananias.

Pesquisa

De acordo com pesquisa do IBGE, 86,3% dos paraibanos recorrem ao SUS. Esse número é maior que a média do país: 71,1%.

Pesquisa II

A pesquisa também revela que a Paraíba tem 366 mil desdentados e 931 mil com prótese.

Artesanato

O Governo do Estado abre 22º Salão do Artesanato da Paraíba na próxima segunda-feira (08).

Concurso

Até a próxima semana, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba divulgará edital de concurso público. Aguarde e se prepare!

Encontro partidário

A filha do ex-governador Roberto Paulino (PMDB) vai coordenar no próximo mês um encontro regional do PMDB Mulher.

Encontro partidário II

A intenção é reunir mulheres de toda a região para discutir a política atual e ações relacionadas a 2016.

São João em Bananeiras

O São João tradição da cidade de Bananeiras começa dia 20 tendo “Os Gonzagas” entre as atrações da noite.

São João em Bananeiras II

O forró em Bananeiras, que todo ano atrai milhares de visitantes e turistas, acontece até o dia 23. A realização é da Prefeitura Municipal.

AS 7 NOTAS QUE MARCARAM A SEMANA

Terror em escola da capital

Na noite desta segunda-feira, João Pessoa (PB) foi destaque, mais uma vez, em rede nacional de televisão. O Brasil inteiro viu no Jornal Nacional, da TV Globo, como anda a Segurança Pública no Estado da Paraíba. É que quatro jovens praticaram uma ação criminosa invadindo uma escola estadual e assaltando estudantes e professores. No momento, houve tumulto e correria. Três estudantes passaram mal. Os bandidos levaram celulares e outros objetos, deixando educadores e alunos em estado de choque. Isso foi na Escola Estadual Prof. Luzia Simões Bartolini, no bairro Jardim Planalto. Após o assalto, as aulas foram suspensas. Conforme depoimentos de professores, os bandidos pularam uma janela e tiveram acesso ao recinto. Eles agiram com agressão, rapidamente. Teve professora que foi puxada pelos cabelos e ficou sob a mira de um revolver.

PM é morto após reagir a assalto

Um cabo da Polícia Militar da Paraíba foi morto na madrugada deste sábado após reagir a um assalto, na cidade de Patos, sertão paraibano. Ele foi morto por volta das 03h35 num posto de combustíveis. E o governador Ricardo Coutinho ainda diz que a insegurança do Estado é boato, culpa da mídia. A quem apelar?

Desabafo

No sábado (30), após sofrer um acidente de moto, um idoso do município de Itabaiana (PB) procurou atendimento médico no Hospital Regional da cidade, mas não foi atendido. Revoltado por ter passado mais de duas horas aguardando atendimento médico, o cidadão rasgou a ficha e, em protesto, se deitou na frente da unidade hospitalar. “Faz mais de duas horas que eu espero pelo médico. Já rasguei até a receita. Eu protesto! Eu tô errado? Eu levei um acidente de moto e faz mais de duas horas que eu tô aqui... É isso mesmo que eu quero... Eu quero desabafar, viu! Agora, quem quiser dá em mim, dê! Se quiser me machucar, me machuque... mas eu sou um cidadão, pago meus direitos”, desabafou o idoso.

Vem ai mais uma conferência

A Igreja Presbiteriana de Guarabira já está se preparando para a realização de mais uma Conferência Mundo, um grande evento que tem a intenção de glorificar a Deus e mostrar a simplicidade do autêntico Evangelho de Cristo. Este ano a conferência ocorre de 24 a 26 de julho no templo da IPG, com participação de pastores convidados, palestrantes e grupos musicais. Participe!

Encontrão

O ex-governador Roberto Paulino e o deputado estadual Raniery Paulino estão planejando um grande Encontrão do Vermelhão, no início do próximo mês. A intenção é filiar novos membros do PMDB. O encontro será em Guarabira (PB), mas ainda não tem data definida. Algumas lideranças do partido em nível estadual deverão marcar presença.

Recursos para Guarabira

Em seu perfil no Facebook, o prefeito de Guarabira (PB) Zenóbio Toscano (PSDB) informou que o Ministro Henrique Alves (Turismo) assegurou a liberação da Emenda do Senador Cássio Cunha Lima, no valor de R$ 2.000.000,00, que será destinada ao Parque Ronaldo Cunha Lima e ao Memorial Frei Damião, em Guarabira. Zenóbio esteve em Brasília (DF) esta semana, ao lado do deputado federal Rômulo Golveia.

Novo disco

O novo álbum do cantor Chico César vai ser lançado até o final deste mês. “Estado de Poesia” é o primeiro disco de inéditas em sete anos. “Da taça” foi anunciada como primeiro single do novo CD. A gravação foi disponibilizada no Youtube do cantor e no site da Natura Musical, que patrocina esse trabalho. “Estado de Poesia” sairá primeiro nas plataformas digitais, posteriormente em CD.

Observações pontuais: Sem pontos de alagamento. População de Guarabira também espera que obra não traga prejuízo no futuro

Pelo que podemos observar, parece que a obra de drenagem que está sendo executada pela Prefeitura de Guarabira já está dando resultado. Pelo menos durantes as últimas chuvas que caíram no município, não houve alagamento nos ‘pontos críticos’ e nenhum comércio foi prejudicado como estava ocorrendo antes.

Embora o vereador Lucas Porpino (DEM), ex-aliado do prefeito Zenóbio Toscano (PSDB), tenha criticado e apontado erros técnicos na execução da drenagem, garantindo inclusive que ZT está ciente disso, realmente não houve mais alagamento no centro da cidade após a conclusão de uma parte da obra.

Agora fazendo oposição ao prefeito de Guarabira (PB), o vereador Lucas postou em rede social que a drenagem que a gestão está fazendo está sendo realizada de forma errada. Conforme o parlamentar, que também é engenheiro, a obra de drenagem de águas deve ser realizada de montante a jusante - termos técnicos da Engenharia.

O blog explica: jusante e montante são pontos referenciais de um rio pela visão de um observador. Jusante tem a ver com o fluxo normal da água, ou seja, de um ponto mais alto para o mais baixo. Montante é a direção de um ponto baixo para o mais alto. Jusante é para onde a corrente de água segue. Montante é a parte onde nasce o rio.

Atualmente fazendo oposição aos grupos Paulino e Toscano, Lucas Porpino é um dos líderes do grupo “girassóis”, ligado ao governador Ricardo Coutinho (PSB). O auge de sua carreira, no entanto, foi quando - aliado de ZT - denunciou um ‘cemitério de remédios’, fato que aconteceu na gestão anterior e que repercutiu nacionalmente.

Essa situação de inundações no centro de Guarabira é resultado do que a nossa classe política, sem exceção, deixou de fazer no passado, quando muito se falou e discutiu sobre o assunto, mas nada saiu do papel. Saiu agora, na gestão atual e deve marcar o retorno de ZT à Prefeitura de Guarabira. Sejamos justo em reconhecer!

Eu não sou engenheiro, mas me preocupo com o que acontece em minha cidade. Contudo, se a drenagem está sendo feita da forma certa ou errada, isso deve ser considerado, mas o que a população espera da gestão é que o problema das águas seja resolvido, de fato. E que não se conclua uma obra que nos traga prejuízos no futuro. É isso.

Entre aspas: "Vivemos numerosos conflitos armados. É um tipo de terceira guerra mundial combatida em 'pedaços’. É criado e fomentado pelos que especulam com a venda de armas. Hoje, caros irmãos e irmãs, sai mais uma vez desta cidade o grito do povo de Deus e de todos os homens e mulheres de boa vontade: guerra nunca mais. Guerra significa crianças, mulheres e idosos em campos de refugiados. Significa deslocamentos forçados, casas, ruas e fábricas destruídas e, principalmente, vidas despedaçadas. Vocês sabem bem disso, porque vivenciaram isso aqui" (Papa Francisco em uma visita à cidade de Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina, que sofreu um massacre em 1994)

Você pode gostar também

0 comentários