Coluna Manchete - 20 de junho de 2015

Está no ar a 60ª edição da coluna semanal Manchete, um suplemento do Blog Caderno de Matérias do ...

Está no ar a 60ª edição da coluna semanal Manchete, um suplemento do Blog Caderno de Matérias do Ikeda. A proposta é repercutir e adiantar, de forma resumida, os fatos mais importantes da semana e o que ainda há de acontecer, em até 140 caracteres. #Manchete

Encíclica

Na encíclica sobre meio-ambiente, o Papa Francisco alertou para uma guerra por água no mundo.

Encíclica II

O pontífice disse que a privatização da água pode se converter em guerra. E culpou a humanidade pelo aquecimento global.

PEC

Comissão da Câmara dos Deputados reduziu idade penal para crimes hediondos de 18 para 16 anos.

PEC II

A PEC será votada pelos deputados dia 30.

Seguro-desemprego mais difícil

O acesso ao seguro-desemprego aumentou de 6 para 12 meses o período de trabalho para o primeiro benefício, conforme nova lei.

Salário na PB

A média salarial da Paraíba é a menor do Brasil, de acordo com o IBGE.

Salário na PB II

No Estado, o paraibano recebe em média pouco mais de 2 salários mínimos.

Novo extintor

A obrigatoriedade do extintor tipo ABC foi adiada por mais 3 meses. Este já é o terceiro adiamento este ano. Pode ser o último.

Combatendo a seca

O Governo Estadual anunciou R$ 133 milhões para ações de contra a seca, pelo que fora divulgado.

Combatendo a seca II

O Estado vai contatar 175 carros-pipa, construir 137 quilômetros de adutoras, 13 mil cisternas e 740 poços.

Combatendo a seca III

O Governo também vai distribuir 15 mil toneladas de ração e água em 25 municípios.

Obras

As obras realizadas na lagoa, na capital João Pessoa, serão concluídas e entregues em 60 dias. A garantia é do prefeito Luciano Cartaxo, do PT.

Reajuste

A Câmara de João Pessoa aprovou reajuste de 3%, retroativo a janeiro, para os professores da rede municipal de ensino na capital.

Pagamento

A Prefeitura de Guarabira decretou ponto facultativo no dia 23. A folha de pagamento de junho e metade do 13º será paga a partir do dia 26.

***
Agora no PSB

Após uma longa trajetória como filiado do PMDB na política de Guarabira (PB), onde obteve 04 mandatos de vereador - sendo o mais votado em 2000 -, chegando ainda a ser presidente da Câmara por 2 vezes, vice-prefeito e prefeito, Josa da Padaria deu as costas para o PMDB, seu partido de origem e no qual fez história. Agora ele é do PSB. A filiação ocorreu no último sábado (13), durante instalação da comissão provisória do partido no município.

Filiado do PSB critica convenção em Guarabira

Em comentário feito num post aqui no Caderno de Matérias, o professor doutor Belarmino Mariano Neto diz que esteve na Câmara de Guarabira no último sábado (13), quando foi instalada a comissão provisória do PSB e feitas algumas filiações ao partido. O militante socialista classificou a solenidade de “política velha” e disse que tudo tem sido decidido por meia dúzia, sem a opinião dos filiados do PSB.

O professor observou também que o público era predominantemente de servidores contratados, pessoas que estão nesse ou naquele cargo. E questiona: “será que foram por livre e espontânea vontade?" Em relação aos festejos juninos - ao “Arraiá dos Girassóis”, ocorrido no final de semana -, Belo afirmou que na quermesse de Santo Antônio tinha mais gente.

Saúde pública em Guarabira

A Prefeitura de Guarabira, através da Secretaria de Saúde, está equipando os postos de saúdes do município com modernos equipamentos de ultrassom para tratamento bucal. A novidade melhora cada vez mais o atendimento e desafoga a demanda do Centro de Especialidades Odontológicas já que a população receberá o tratamento nos próprios PSFs.

Possível aliança

O senador Maranhão não descarta aliança com PSDB de Cássio em torno da candidatura de Manuel Júnior. “Não temos qualquer restrição ao apoio do senador Cássio ou qualquer outra liderança, na perspectiva de termos um candidato competitivo para disputar a Prefeitura em 2016”, disse.

Socialista voltou a criticar

O professor Belarmino Mariano Neto voltou a criticar a convenção do PSB realizada no último final de semana na cidade de Guarabira (PB). Em resposta a um comentário de apoio ao que ele postou anteriormente no Blog do Ikeda, Belo comenta sobre o desafio do Socialismo, de poder expressar opiniões nas instâncias partidárias, por exemplo; e diz que isso não aconteceu na convenção de sábado (13).

O que vi, foram muitos estranhos ao partido se apoderando do mesmo, com o aval da direção estadual do partido. Não comungo com esse tipo de prática”, escreveu o socialista guarabirense.

Nova força política?

A política de Guarabira (PB) vai ser surpreendida com mais uma força partidária nos próximos dias, que nasce com a proposta de ser totalmente ‘independente’ de Paulino, Toscano e, principalmente, dos “girassóis”. Vai ter até candidato a prefeito e promete fazer ‘barulho’ e atrapalhar os três grupos políticos da cidade.

Pelo que o blog conseguiu apurar, a ‘nova ala independente’ é formada por intelectuais dissidentes dos três grupos existentes, e por artistas, todos, porém, insatisfeitos com a alternância de poder e com o oportunismo político observado no município de Guarabira.

Vice assume no lugar do prefeito de Guarabira

O vice-prefeito de Guarabira, José Antônio de Lima (Zé do Empenho) assinou o termo de posse como prefeito na noite desta quinta-feira (18), na sede da Secretaria de Educação, no CIEEC. Durante 24 dias, entre 19 de junho e 12 de julho, o vice Zé do Empenho estará à frente do executivo municipal, enquanto o prefeito Zenóbio Toscano estará de férias.

Observações pontuais: O rock resiste

O rock resiste em Guarabira. No dia 05 de julho quem curte rock em vai poder conferir o I Rock Resiste, com as bandas Malaquias em Perigo, de João Pessoa; Hard Trio, de Guarabira; New Band, de Campina Grande; Hand Side e Stinto, de Guarabira. Será na Victory, a partir das 16h, em frente ao Banco Itaú de Guarabira. O ingresso antecipado custa R$ 5,00. Participe!

Entre aspas: “Tem uma frase da companheira Dilma que é sagrada: ‘Eu não mexo no direito dos trabalhadores nem que a vaca tussa’. E mexeu. Tem outra frase, Gilberto [Carvalho], que é marcante, que é a frase que diz o seguinte: ‘Eu não vou fazer ajuste, ajuste é coisa de tucano’. E fez. E os tucanos sabiamente colocaram Dilma falando isso [no programa de TV do partido] e dizendo que ela mente. Era uma coisa muito forte. E fiquei muito preocupado” (Lula, sobre a atual situação política do governo de Dilma Rousseff)

Você pode gostar também

0 comentários