Coluna Manchete - 27 de junho de 2015

Está no ar a 61ª edição da coluna semanal Manchete, um suplemento do Blog Caderno de Matérias do...

Está no ar a 61ª edição da coluna semanal Manchete, um suplemento do Blog Caderno de Matérias do Ikeda. A proposta é repercutir e adiantar, de forma resumida, os fatos mais importantes da semana e o que ainda há de acontecer, em até 140 caracteres. #Manchete

Separação

O Papa Francisco defendeu a separação de um casal. Ela é inevitável e necessária em situações de violência doméstica, disse o pontífice.

Sedentarismo

O brasileiro está ficando sedentário aos 35 anos. Um dos motivos é o ingresso no mercado de trabalho.

Sedentarismo II

Devido ao trabalho, pessoas estão deixando de praticar esportes e exercícios. O sedentarismo provoca problemas como obesidade e hipertensão.

Inadimplência

No Brasil 56 milhões têm contas atrasadas. Devido a alta de juros, inflação e desemprego, a inadimplência aumentou.

Inadimplência II

Dados do SPC Brasil mostram que a maior parte dos inadimplentes tem entre 90 e 180 dias de atraso nas contas.

Inflação

A projeção do Banco Central para inflação neste ano é de 9%. É a nova estimativa.

Acidente

Acidente de carro matou o cantor sertanejo Cristiano Araújo e a namorada, na terça-feira. O assunto repercutiu durante toda semana.

Informação no rótulo

A Anvisa aprovou uma norma que obriga a indústria de alimentos e bebidas a informar os ingredientes que podem causar alergia no consumidor.

Informação no rótulo II

Essa informação deve estar no rótulo. O prazo é de um ano para que a norma entre em vigor.

Colapso de água

A Paraíba já tem 39 municípios em colapso d’água, entre eles Teixeira, Matureia e Boa Ventura.

Colapso de água II

De acordo com a Cagepa, mais 66 cidades paraibanas racionam água. E 37 ainda estão em alerta, pois a PB tem apenas 20% das reservas de água.

AS 7 NOTAS QUE MARCARAM A SEMANA

Mentiu

O ex-presidente Lula reconheceu que Dilma mentiu na campanha de 2014. E disse que ele e ela estão no ‘volume morto’.

Corrupção

Após ser preso, o executivo Marcelo Odrebrecht ameaçou contar tudo o que sabe sobre o esquema de corrupção no Governo Federal.

Tema de inverno

O inverno iniciou no domingo (21). Na segunda-feira, então, estrou o tema de inverno do programa Conexão 90 Graus, da Guarabira FM. “Googbye Yellow Brick Rood”, clássico de Elton Jonh, é o tema desse ano na voz de Hunter Hayes.

Tentou audiência

O prefeito de Campina Grande (PB), Romero Rodrigues (PSDB), revelou no final de semana que já tentou uma audiência com o governador Ricardo Coutinho (PSB), pelo menos três vezes este ano. Assim como ocorreu uma vez com o deputado Raniery Paulino (PMDB), o tucano não teve respostas e muito menos recebido pelo socialista. A informação foi publicada no Jornal Correio da Paraíba desta segunda-feira (22). Rodrigues também disse não temer enfrentar nenhum adversário político na cidade de Campina Grande, incluindo o deputado federal Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) e o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (PSB).

SBT demite e readmite jornalista

O SBT demitiu a jornalista Neila Medeiros, contratada para vencer Datena e Rezende. Porém, a emissora voltou atrás e cancelou a demissão. A profissional, então, permanece no jornalismo do canal.

Melhor nome?

O deputado estadual Raniery Paulino disse em entrevista no rádio, que o nome de João Rafael seria um ótimo nome para concorrer a Prefeitura de Guarabira no próximo ano, mas pelo PMDB. A condição é JR se filiar ao partido.

No rádio

Como o assunto já está na praça e me resta, apenas, três dias úteis para divulgar, eu anuncio que a partir do dia 01 de julho o meu programa de rádio Conexão 90 Graus termina mais cedo pela Guarabira FM, às 17h, com o Segmento Memória Curta encerrando a programação musical. É que um novo programa estreia no horário.

Na próxima quarta-feira, então, entra no ar o programa Hora da Notícia, com um resumo das principais notícias do dia, opinião e entrevistas com convidados especiais. Embora o Conexão 90 Graus termine mais cedo, eu vou continuar no ar apresentando o noticiário ao lado do jornalista Antônio Santos, editor do site de notícias Fato a Fato.

A proposta é fazer um programa diferente na faixa das 17h, com editoriais, notícias, entrevistas interessantes e interação com os ouvintes da emissora. Pode parecer um noticiário semelhante ao que já existe no rádio guarabirense, mas a gente vai tentar fazer diferente, pelo menos no formato.

Mesmo encerrando mais cedo, o #Conexão90Graus continua com o mesmo formato e nível musical durante a semana. Só perdeu uma hora, apenas.

Observações pontuais: João Rafael se coloca à disposição para disputar a Prefeitura de Guarabira. Mas quem garante que ele tem voto e coragem de ir até o fim?

Em seu novo disco, o músico paraibano Escurinho diz que “o princípio básico é a comunicação”. Eu concordo com ele. Pois bem. Em entrevista na manhã desta quinta-feira (25), ‘depois de ter comido um prato de canjica, degustado uma pamonha e o tradicional milho assado na fogueira de São João’, o empresário das comunicações guarabirenses João Rafael de Aguiar, usou o rádio e colocou seu nome à disposição para disputar a Prefeitura de Guarabira em 2016.

Ele foi claro (!) dessa vez. E para justificar sua pretensão política, o executivo das rádios Cultura AM e Rural AM, destacou sua visão administrativa e sua capacidade de administrar.

“Eu deixo meu nome à disposição. Se Guarabira quiser um administrador que tenha respeito com o povo, que tenha visão administrativa, que tenha capacidade de administrar, eu coloco também o meu nome à disposição para, se quiserem, a gente fazer uma avaliação – lá mais próximo - e dizer se tem ou não condições de disputar a eleição”, declarou.

Em outras palavras, seu João - que já esteve do lado político do prefeito Zenóbio Toscano (PSDB) no passado, bem como de Roberto Paulino, tendo sobretudo se filiado ao PMDB - quis dizer que Zenóbio não tem capacidade de administrar o município de Guarabira.

Até o momento, porém, a população guarabirense só conhece João Rafael como empregador e administrador de empresas privadas, não como gestor público e político ‘bom de voto’. Mesmo assim, ele gostaria de mostrar que Guarabira tem capacidade de desenvolvimento.

“Eu me predisponho a fazer esse sacrifício para mostrar ao povo que Guarabira tem condições de desenvolver com respeito e com confiança”, acredita o ex-peemedebista.

Como integrante do grupo “girassóis”, JR também é ciente de que seu nome é apenas mais uma opção. No entanto, se receber apoio da opinião pública, em pesquisa, dessa vez ele topa ir para a disputa até contra Paulino e Toscano. Foi isso que eu entendi.

"É uma opção a mais que estou dando, se no final do ano, com uma pesquisa em mãos, eu saber que nós temos uma confiabilidade para opinião pública, para uma disputa, eu vou até o fim, doa a quem doer. Eu vou até o fim. Por gostar tanto dessa cidade, eu não posso deixá-la ficar nesse descaso, servindo de chacota como está servido no Estado inteiro por uma administração irresponsável como está sendo escalada na cidade de Guarabira”, garantiu.

Acontece que a história se repete. Não é a primeira vez que João Rafael se filia a um partido por conveniência e se dispõe a ser um pré-candidato a prefeito. Agora só falta ele repetir o passado desistindo de sair candidato mais uma vez, 'seguindo conselho da família'.

Embora seja um homem íntegro, pelo qual a gente tem respeito e admiração, seu JR já deixou claro por mais de uma vez que não aguenta ‘pressão’, principalmente a que vem do grupo Toscano. Ele pode ter mudado, eu sei. E a chance de mostrar que tem "casco duro" é agora.

A única certeza que a população tem em relação a João Rafael, que também não deixa de ser uma vantagem sobre Paulino e Toscano, é que ele tem residência fixa em Guarabira, mora de fato na cidade, emprega e trabalha diariamente no município, gerindo suas empresas.

Resta saber se o empresário, bastante influente no meio político, realmente tem voto para se eleger prefeito sem o apoio de um nome como Roberto Paulino. Mas isso a gente só sabe depois que abrem as urnas. Paulino, por sua vez, não precisa provar nada para ninguém.

Por enquanto, então, seu João Rafael pode contar com o apoio do amigo Célio Alves, que além de ser um grande profissional, também é o homem forte da Comunicação do Governo do Estado, afinal "o principio básico é a comunicação". Boa sorte, seu João!

Entre aspas: “Dilma está no volume morto; o PT está abaixo do volume morto” (ex-presidente Lula)

Você pode gostar também

0 comentários