Voto obrigatório

O voto continua sendo 'obrigatório' no Brasil. Dizem, porém, que aqui no país o eleitor não é ‘obrigado’ a votar. É! Para estar em ...

O voto continua sendo 'obrigatório' no Brasil. Dizem, porém, que aqui no país o eleitor não é ‘obrigado’ a votar. É! Para estar em dia com a Justiça Eleitoral não basta, apenas, comparecer à seção no dia da eleição e assinar uma ficha. É necessário votar.

Ao comparecer à seção, o eleitor é assinar uma lista de presença e se dirige à urna eletrônica. Lá ele tem três opções: ou escolhe digitar o número do candidato, ou opta por um número inexistente para anular o voto ou escolhe 'voto em branco', e confirma.

Somente após essa sequencia ser aplicada na urna é que um comprovante é emitido - o comprovante de votação. Feito isso, o cidadão pode dizer e afirmar que está em dia com a Justiça - condição para se tirar documentos e ser nomeado em cargo público, por exemplo.

A escolha de uma das opções disponíveis na urna eletrônica, uma vez confirmada, é definida como voto. Portanto, no Brasil o eleitor é obrigado a votar, sim! O não comparecimento para votação no dia da eleição requer justificativa junto a Justiça Eleitoral. #ProntoExpliquei

Tem o meu respeito quem entende e defende que o voto não é obrigatório no Brasil. Se o meu entendimento estiver confuso juridicamente, que me convençam de que o voto não é obrigatório. Reconheço, contudo, que o voto também é um direito do povo.
#ProntoParaAprender

Você pode gostar também

0 comentários