13 de julho: Dia Mundial do Rock

Dia 13 de julho é o Dia Mundial do Rock. E eu preparei um material para apresentar uma edição esp...

Dia 13 de julho é o Dia Mundial do Rock. E eu preparei um material para apresentar uma edição especial do Conexão 90 Graus, da Guarabira FM, com bandas que ajudam a contar e entender a história do rock mundial. O rock nacional também teve espaço no programa.

Para quem não sabe, o Dia Mundial do Rock teve início a partir de um grande evento chamado Live Aid, realizado em 1985 com participação de grandes artistas como Paul McCartney, Elton John, Mick Jagger, Queen e David Bowie, por exemplo.

O Dia Mundial do Rock é comemorado em 13 de julho, na mesma data que as bandas se apresentaram no Live Aid e também na data em que ocorreu a formação do grupo Rolling Stones, em 1962. A data, contudo, é comemorada apenas no Brasil.


COMO SURGIU O ROCK

Como fiz no meu programa de rádio, eu informo aqui que o rock surgiu nos Estados Unidos na década de 1950, unindo um ritmo rápido com uma pegada de música negra do sul dos EUA e o country, com acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo.

Pela primeira vez o rock foi apresentado ao público durante um programa de rádio no estado de Ohio, nos Estados Unidos. Isso foi no ano de 1951, quando o novo gênero musical passou a ganhar força e popularidade na América, contagiando a juventude da época.

O ROCK NOS ANOS 50

A fase inicial do rock foi marcada pela simpatia dos jovens que se identificavam com o estilo rebelde dos cantores e bandas. Em 1954, Bill Haley lançou o sucesso “Shake, Rattle and Roll”. No ano seguinte, o Rei do Rock Elvis Presley surgiu unindo ritmos como a música country e o R&B. Roqueiro de maior sucesso até então, Presley promoveu ainda mais o novo estilo musical ao lançar o disco "Heartbreaker Hotel", atingindo vendas extraordinárias em 1956.

Ainda na década de 50 outros roqueiros fizeram sucesso como, por exemplo, Chuck Berry e Little Richard.


O ROCK NOS ANOS 60

Os anos 60 marcaram a entrada da banda de maior sucesso de todos os tempos no mundo do rock: The Beatles. O quarteto de Liverpool estourou nas paradas da Europa e Estados Unidos, em 1962, com a música "Love me do". A partir de então, Os Beatles passaram a ganhar o mundo.



A década de 1960 ficou conhecida como Anos Rebeldes, por conta dos movimentos e manifestações contra a Guerra do Vietnã. Nessa década o rock ganhou um caráter político de contestação nas letras do sensacional Bob Dylan.

Outro grupo inglês também começou a fazer grande sucesso na década de 60, os The Rolling Stones.



Em 1969 o Festival de Woodstock tornou-se símbolo dessa época. Com o lema "paz e amor", meio milhão de jovens compareceu ao concerto que contou com a presença de Jimi Hendrix e Janis Joplin.

Mas além de Hendrix e Joplin, grupos como The Mamas & The Papas, Animals, The Who, Jefferson Airplane, Pink Floyd, The Beatles, Rolling Stones e The Doors também marcaram a geração.

O ROCK NOS ANOS 70

A década de 70 é até hoje uma referência. Foi nessa época que o rock ganhou mais força, sobretudo pelo surgimento do videoclipe e do heavy metal de Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple. E não parou por ai. Outra batida dançante tomou conta das pistas de dança de todo o mundo nessa década: era a dance music, muito bem representada por Frank Zappa, Creedence Clearwater, Capitain Beefheart, Neil Young, Elton John, Brian Ferry e David Bowie.

Bandas como Pink Floyd, Genesis, Queen e Yes estavam na lista dos shows inesquecíveis para a época.



O ROCK NOS ANOS 80

A década de 1980 foi marcada pela convivência de vários estilos de rock, incluindo o new wave de Talking Heads, The Clash, The Smith e The Police. Nessa época, a MTV - uma emissora de TV dedicada à música - foi criada em Nova York. Ela foi importante para dar visibilidade ao rock, com a exibição de videoclipes de bandas e cantores.

Também foi na década de 80 que a banda de rock irlandesa U2 começou a fazer sucesso, tendo como uma característica as letras de protesto com forte caráter político. Com um estilo pop e dançante, Michael Jackson e Madonna começaram a fazer sucesso no mesmo período.


O ROCK NOS ANOS 90

O rock nos anos 90 foi marcado por fusões de ritmos diferentes e do sucesso, em nível mundial, do rap e do reggae. Bandas como Red Hot Chili Peppers e Faith no More fundiram o heavy metal e o funk.

Eu destaco ainda o surgimento do movimento grunge em Seattle, na Califórnia. O grupo Nirvana, liderado por Kurt Cobain, é o maior representante deste novo estilo.

Bandas como R.E.M., Soundgarden, Pearl Jam e Alice In Chains também fizeram sucesso no período, quando o mercado e o rock britânico ganharam novas bandas: Oasis, Green Day e Supergrass.



LIVE AID

O Live Aid foi um evento que reuniu grandes nomes da música como The Who, Led Zepellin, Dire Straits, Madonna, Queen, David Bowie, B.B. King, Scorpions, U2, Paul MacCartney, Phil Collins, Eric Clapton, Black Sabbat, entre outros. Todos os shows foram transmitidos simultaneamente pela BBC para vários países, abrindo os olhos do mundo para a miséria no continente africano. O objetivo do evento era chamar a atenção das pessoas para a fome na Etiópia.

A DATA: 15 DE JULHO

Por ser uma data definida ‘arbitrariamente’ e sem respaldo em outros países, especialistas em música contestam essa escolha. Eles sugerem outras datas que seriam mais significativas para a história do rock. Entre as datas sugeridas estão o dia 5 de julho, quando, em 1954, Elvis Presley gravou uma versão mais rápida do blues That´s all right, e 9 de fevereiro, quando, em 1964, a banda The Beatles se apresentou pela primeira vez nos EUA. 



O ROCK NO BRASIL

No Brasil, o primeiro sucesso do rock foi na voz da cantora Celly Campello, que estourou nas rádios com os sucessos Banho de Lua e Estúpido Cupido, no começo da década de 1960, quando surgiu a Jovem Guarda com cantores como, por exemplo, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa.

Na década de 1970, surgiu Raul Seixas e o grupo Secos e Molhados. Vale um registro especial para Rita Lee. Na década seguinte (80), com temas mais urbanos e falando da vida cotidiana, surgem bandas como: Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz e Os Paralamas do Sucesso.

Na década de 1990, o rock nacional é representado por grupos como Raimundos, Charlie Brown Jr., Jota Quest, Pato Fu, Skank entre outros. Nos anos 2000 o destaque é para a banda Los Hermanos, que infelizmente entrou em recesso. Há, porém, muita gente boa fazendo rock no país. É só ouvir rádio e pesquisar.

É isso. Foi o que eu propus e tentei apresentar no meu programa de rádio pela Guarabira FM nesta segunda-feira (13). Embora eu tenha passado o final de semana pesquisando e produzindo um texto para apresentar uma edição especial relacionada ao Dia do Rock, o programa #Conexão90Graus não saiu como eu gostaria devido um problema técnico: sem vinhetas.

Quem me conhece sabe que isso me desmotiva, mas não me desanima a fazer e dar o meu ‘melhor’ a cada dia. Apesar de ter levado ao ar um programa sem VHTs, a gente tentou seguir o roteiro, tocando clássicos do rock internacional e nacional e contando um pouco da história desse gênero musical. Na próxima eu faço melhor, prometo. Obrigado a todos! #Cultura #Música #DiaDoRock

Você pode gostar também

0 comentários