Editorial: Blog Caderno de Matérias do Ikeda completa 08 anos hoje

Este mês o meu blog comp­­­­leta 08 anos no ar. Sim. Eu postei pela primeira vez no  Caderno de M...

Este mês o meu blog comp­­­­leta 08 anos no ar. Sim. Eu postei pela primeira vez no Caderno de Matérias do Ikeda no dia 04 de julho de 2007, sem festa de lançamento ou evento similar, afinal eu não dispunha de recursos financeiros para este fim na época.

No entanto, enquanto me faltava verba, me sobrava disposição para atualizá-lo diariamente. Inicialmente, o Blog do Ikeda era totalmente autoral, ou seja, só postava textos próprios, sobre cultura, sociedade, espiritualidade e comunicação. Eu não falava de política.
Confesso que não tinha ideia de quanto tempo eu passaria escrevendo para essa página. Para mim, isso ia depender da audiência registrada. Porém, a minha intenção sempre foi influenciar durante o período de atividades. O blog cresceu como referência, influenciando.

Após um período só postando textos próprios, eu fui convencido por um jornalista e blogueiro amigo meu a abrir um espaço para artigos de outros blogueiros, por exemplo, e a repercutir matérias e outros sites. E assim fiz. Mas nunca deixei de escrever para o blog.

Como eu ainda não disponho de equipe na redação, de repórter e redator para apurar, cobrir pautas e editar textos, - como faço tudo sozinho, a reprodução é uma forma de dar dinâmica ao blog. Quanto mais conteúdo você oferece, mais audiência tem. É assim.

Embora a audiência seja importante, sobretudo para um bom faturamento, desde que criei o Caderno de Matérias que minha preocupação maior é com a qualidade do conteúdo. A fonte, o tamanho, a clareza e a acidez do texto são fundamentais para mim.

Ao longo desses 08 anos na blogosfera, eu aprendi muito a lidar com essa plataforma digital. A internet ajudou a popularizar e, sobretudo, a qualificar minha opinião e os meus posts de uma forma geral, considerando o público para o qual procuro falar diariamente.

Manter um blog requer compromisso e dedicação do editor. É fato. E se tratando de um blog como o meu, que hoje cobre as áreas de Cultura, Política, Sociedade e Comunicação, requer ainda mais compromisso. Quando se fala de política, então, a verdade deve ser o ponto.

Assim, como eu busco coisas novas em outros blogs, acredito que os meus leitores também buscam coisas novas no Caderno de Matérias. Dessa forma, é indispensável manter o blog devidamente atualizado, conforme suas áreas de cobertura e sem deixar de emitir opinião.

Como você pode observar, além das editorias de Cultura, Sociedade e Comunicação, o Blog do Ikeda criou a editoria e ampliou a cobertura política reproduzindo posts e, claro (!), publicando artigos de opinião baseados em fatos políticos. Em Guarabira (PB) política dá audiência.

O espaço para os comentários dos internautas esteve aberto desde o princípio. A única condição para fazer uso dele é respeitar a opinião do editor e, se for o caso, os sujeitos citados no texto. Ninguém, contudo, é obrigado a concordar com a opinião do blog. Nunca foi.

Em comemoração pelos 08 anos do blog, a partir desse mês todo post principal será publicado em página inteira, se diferenciando das demais postagens. Mas a editoria também tem a intenção de melhorar a página e torná-la ainda mais atraente aos visitantes.

Para finalizar o meu post, eu estou ciente dos dois tipos de textos que publico no Caderno ao longo desses oito anos na blogosfera: textos qualitativos, com os quais eu não busco audiência; e os posts quantitativos, que visam atrair o maior número possível de acessos.

Quero agradecer a todos os patrocinadores, de ontem e de hoje, que mantêm o blog no ar – para quem não sabe há custos com hospedagem e suporte, por exemplo. Também agradeço aos queridos e amados leitores - principalmente a eles, para quem escrevo diariamente.

Muito obrigado a todos. #SintoniaFina #Comunicação #Editorial

Você pode gostar também

0 comentários