Prefeito Inaldo Jr. comenta parceria com Justiça para ressocialização de apenados em Guarabira

Da assessoria da PMG O prefeito interino de Guarabira, Inaldo Júnior, esteve participando do ...

Da assessoria da PMG

O prefeito interino de Guarabira, Inaldo Júnior, esteve participando do programa “Conversa com o prefeito”, nesta quinta-feira (9), levado ao ar pela Rádio Constelação FM. No radiofônico o gestor destacou seu encontro na manhã do mesmo dia, ao lado do vice-prefeito José Antônio de Lima (Zé do Empenho), com a juíza das Execuções Penais do Fórum de Guarabira, Ana Carolina, e com o promotor Rodrigo Pires, para tratar de parceria entre a Prefeitura e a Justiça no intuito de que apenados prestem serviço à administração.

Também participaram da reunião, ocorrida no Fórum Augusto de Almeida, Alcides Camilo (Secretaria de Urbanismo, Meio Ambiente e Saneamento); Neto Gouvea (Assessoria Jurídica), e Alcides Cordeiro (Coordenação Geral de Comunicação).

Conforme Inaldo, este é um grande passo para o município, tendo em vista que haverá uma integração dos apenados com a sociedade guarabirense, além da gestão ser beneficiada por ter mão de obra para os serviços públicos com menor custo para a edilidade.

De acordo com a juíza Ana Carolina, a Vara das Execuções Penais, assim como o Ministério Público na pessoa do promotor Rodrigo Pires, serão intermediadores dessa parceria, que deve ser estabelecida diretamente entre a Prefeitura e a Gestão do Sistema Penitenciário – GESIPE estadual. A magistrada afirmou que esta é uma atitude louvável por parte da atual administração municipal, pois demonstra que tem responsabilidade social.

De acordo com o projeto, os apenados do sistema semiaberto podem se disponibilizar voluntariamente para prestar serviços para a Prefeitura, e em troca receberiam ¾ do salário mínimo, que seria vinculado à suas respectivas famílias. Com isso eles também adquirem experiência e se reintegram à sociedade. Já o executivo tem mão de obra com menor custo aos cofres públicos, já que não haverá vínculo empregatício e consequente não pagamento de encargos sociais. Quem faria a triagem dos reeducandos seria o núcleo de ressocialização da GESIPE.

Além dessa questão, Inaldo Jr. também ouviu os pleitos dos moradores guarabirenses que participaram ao vivo do programa. Ele aproveitou a ocasião para agradecer à Zé do Empenho e a toda a equipe da administração por colaborarem neste período em que está à frente do executivo municipal.
***

#Institucional #Política

Você pode gostar também

0 comentários