Sem crime e tragédia, audiência do Hoje em Dia cai pela metade

Por Daniel Castro e João da Paz, do Notícias da TV O Hoje em Dia é um programa conhecido por ...

Por Daniel Castro e João da Paz, do Notícias da TV

O Hoje em Dia é um programa conhecido por ser voltado à dona de casa, com conteúdo sobre beleza, bem-estar e culinária. Balela. O que sustenta o matinal da Record é o crime e a tragédia _assim como quase todo o jornalismo da emissora. Levantamento obtido com exclusividade pelo Notícias da TV mostra que a audiência do programa cai até pela metade depois que se encerra o bloco de jornalismo. Sem crime, o Hoje em Dia perde até para a Band e "morre" no Ibope.

Apresentado por Cesar Filho, o bloco de notícias abre o programa, emendando com o telejornal que o antecede, o Fala Brasil. Dura até 40 minutos. O crime e a tragédia dominam. Na última segunda-feira (20), foram 40 minutos de informação. Desse total, 32 minutos e 37 segundos foram de reportagens policiais. Assuntos não muito femininos como "Presa quadrilha especializada em roubar cargas de transportadora" e "Ciclista morre na rodovia Fernão Dias".

O pico de audiência da edição foi com uma reportagem sobre ladrões que roubam rodas de carro. Deu 5,6 pontos na Grande São Paulo. Quase uma hora e meia depois, o Hoje em Dia já tinha despencado para 3,7 pontos com um quadro de orientações médicas.

Na segunda-feira anterior (13), a situação foi mais dramática. O matinal atingiu seu pico, de 5,8 pontos, com uma reportagem sobre o acidente com um paraquedista. Nos 15 minutos finais, marcou 2,8 com a história de um homem que tem obsesidade mórbida e precisa emagrecer.

O Hoje em Dia costuma ter quatro longos intervalos comerciais. Mas o primeiro só ocorre depois do bloco de notícias policiais. O noticiário de crimes e tragédias é usado como estratégia de audiência. É ele que assegura a média do programa, em torno de 4,5 pontos. No acumulado deste mês, os primeiros 40 minutos (com crime) estão com 5,1 pontos de média, contra 3,8 dos restantes 80 minutos.

São praticamente dois programas. O primeiro, com noticiário policial chega a liderar (ficou dois minutos em primeiro lugar na última segunda). O segundo, com saúde, beleza e culinária, eventualmente cai para o quarto lugar, atrás do Jogo Aberto, da Band. Nos bastidores da Record, é tensa a relação entre profissionais do Hoje em Dia e do Balanço Geral, que o sucede na grade. O telejornal de Reinaldo Gottino entra no ar em baixa, com três pontos. Tem como meta dar pelo menos o dobro de média.
***

#SintoniaFina

Você pode gostar também

0 comentários