Cresce número de municípios que oferecem Wi-Fi grátis para a população no Brasil. PB é o terceiro estado do país que mais oferta internet de graça; em Guarabira internet grátis não passou de jogada de marketing da prefeitura

De acordo com dados do Perfil dos Municípios Brasileiros (Munic) 2014, divulgado pelo Instituto B...

De acordo com dados do Perfil dos Municípios Brasileiros (Munic) 2014, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de cidades que oferecem algum tipo de conexão Wi-Fi pública no Brasil cresceu 83,2% entre 2012 e 2014.

A pesquisa mostra que em 2014, 1.457 cidades do país (26,2%) tinham alguma conexão gratuita. Em 2012 eram 795 municípios, apenas - 14,3%. O Perfil mostra ainda que a Paraíba é o terceiro estado do país que mais oferece sinal de Wi Fi grátis nas cidades.

Eu gostaria de saber, no entanto, se Guarabira (PB) foi incluída na lista dos municípios que tinham internet pública, alguém sabe? É que, pelo menos, as matérias que eu li não dispunham dessa informação e há registro de que a cidade passou a oferecer Wi Fi grátis em 2013.

Para quem não lembra, o prefeito Zenóbio Toscano (PSDB) inaugurou uma rede de internet grátis no perímetro chamado de ‘corredor da cultura’, que compreende mais de 1 km de extensão. Essa área recebeu sinal de Wi Fi em comemoração ao aniversário de Guarabira.

Acontece o sinal de internet sem fio, que fora amplamente divulgado pela gestão municipal, deixou de ser fornecido pouco tempo depois de sua ativação. Embora eu tenha buscado uma resposta do governo, ninguém se propôs a justificar a desativação do sistema.

O que eu sei, a partir de apuração, é que os equipamentos que forneciam sinal de internet no centro da cidade foram recolhidos faz tempo. E não foi a empresa que desistiu de prestar o serviço. Entre as opções, uma delas deve ter ocorrido: ou faltou internet ou não pagaram pela devida conexão, acredito.

A iniciativa do poder público municipal em disponibilizar uma rede de internet sem fio de graça para a população de Guarabira foi firmada em parceria com a VOAX, em novembro de 2013. Para ter acesso ao serviço, era necessário fazer um cadastro no site da prefeitura. 

Veja o vídeo institucional:



Apesar da capacidade de acesso ser limitada, inicialmente, a 150 usuários e velocidade de 500 Kbps, com a ativação do serviço de Wi Fi grátis a população guarabirense comemorou, sobretudo, quem sempre passeia ou faz caminhada pela rota cultural da cidade.

Os visitantes e turistas também podiam ter acesso à rede. O serviço era bom, mesmo considerando as limitações. Os ‘navegantes’ aproveitavam para acessar redes sociais, fazer selfies e divulgar o município na internet. Hoje, infelizmente, isso não é mais possível.

Como não houve nenhuma justificativa da parte da Prefeitura de Guarabira para o cancelamento da internet grátis, talvez, então, tudo não tenha passado de uma jogada de marketing para promover a atual gestão naquele ano durante o aniversário da cidade. 

Você pode gostar também

0 comentários