Manifestação pode ter levado dois milhões às ruas em todo o País e a surpresa foi Lula como alvo

Do Blog do Helder Moura Segundo os organizadores foram cerca de 2 milhões de manifestantes...


Do Blog do Helder Moura

Segundo os organizadores foram cerca de 2 milhões de manifestantes em todo País. Um número superior a 1,5 milhões em 12 de abril, e inferior aos cerca de 3 milhões em 15 de março (dados do G1). É muita ou pouca gente nas ruas? Depende. Não é fácil mobilizar 2 milhões de pessoas a deixarem suas casas num domingo para irem às ruas protestar, apesar da indignação reinante no Brasil.

Esses números talvez não traduzam, por exemplo, as mais recentes pesquisas do Datafolha, mostrando que o Governo Dilma tem uma desaprovação recorde de 71% contra uma aprovação de apenas 8%. Números piores daqueles vivenciados pelo então presidente Collor de Mello nos momentos que antecederam o processo de impeachment.

Mas, a manifestação deste domingo, dia 16, talvez não vá ficar marcada pelo número de pessoas nas ruas. Muito mais porque, pela primeira vez, os manifestantes atingiram diretamente a imagem do principal ícone do PT, o ex-presidente Lula. Há cinco anos, quando deixou a Presidência, Lula tinha um recorde de aprovação popular acima de 85%. Foi uma mudança e tanto.

Seja por conta de sua reaparição na cena política, articulando apoio do PMDB ao Governo Dilma, seja pela citação de seu nome associado a investigações na Operação Lava Jato, o fato é que Lula terminou sendo uma espécie de para raio para a presidente Dilma. Pois, apesar de manifestantes pregarem o impeachment de Dilma, Lula terminou sendo o principal alvo da indignação.

Na Paraíba – As informações são desencontradas, mas estima-se que apenas cerca de 1,2 mil pessoas foram às ruas na Paraíba, neste dia 16 de agosto, em João Pessoa e Campina Grande.
***

#Política 

Você pode gostar também

0 comentários