O poder da articulação

Na campanha para governador eu escrevi um post analisando o ‘apelo intencional’ pró-Ricardo Coutinho que uma grande parte dos principais s...

Na campanha para governador eu escrevi um post analisando o ‘apelo intencional’ pró-Ricardo Coutinho que uma grande parte dos principais sites da Paraíba fez replicando inúmeras vezes matérias de adesão ao então candidato do PSB. Recordo que, realmente, o leitor ficou sem opção de notícia relacionada a outro assunto. Eu fiquei. Só dava Ricardo Coutinho nas manchetes desses sites. Não saia quase nada de Cássio ou de Vital do Rêgo, por exemplo.

Mas a intenção da Comunicação do Governo era justamente essa: de montar uma rede bem articulada, paga para o compartilhamento de matérias cuja finalidade era promover a imagem de Ricardo, candidato à reeleição, de ponta a ponta da Paraíba. E funcionou! Não foi diferente aqui em Guarabira (PB). Eu sei: é um direito que assiste a cada editor comprometer ou não o espaço de conteúdo de um blog ou site, ocasionalmente, principalmente se for pago para isso.

Vai ser desse jeito, com muita articulação, que o PSB de Guarabira vai agir caso venha lançar candidato a prefeito. Já há, inclusive, uma articulação que ‘blinda’ e promove a imagem do possível candidato da legenda no município: o competente radialista, advogado e secretário adjunto da Comunicação do Estado, Célio Alves. No rádio, por exemplo, qualquer tentativa de ‘bombardeio’ a CA é logo frustrada por âncoras ou rebatida por militantes de seu grupo político.

Embora o grupo do PSB de Guarabira tenha nomes como João Rafael, Josa da Padaria, Lucas Porpino, Beto Meireles e Marcelo Bandeira, por exemplo, nenhum deles tem aparecido tanto na mídia local como Célio Alves, que já está mais conhecido na cidade do que o governador da Paraíba. Quase toda semana o porta-voz de Ricardo Coutinho dá entrevistas ocupando tempo nobre no rádio guarabirense. Isso só não ocorre na Rádio Constelação FM.

Se no rádio já é assim, imagine então o grau de comprometimento de sites e blogs locais que, legitimamente, estão sendo pagos para tal, a ponto de divergirem numa mesma manchete, como ocorreu recentemente em relação a uma declaração dada a um programa de rádio pelo presidente do PSB estadual Edvaldo Rosas. Em um site a manchete dá conta de que ele declarou que haverá aliança com PMDB, e em outros diz que o partido lançará candidato.

Portanto, eu deixo um aviso aos navegantes. Os futuros candidatos a prefeito de Guarabira que quiserem ser vistos, sobretudo na internet nas eleições de 2016, terão de fazer um esforço para criar uma rede física e virtual tão articulada quanto a que tem trabalhado pelos interesses o grupo “girassóis”. A campanha na internet é tão importante quanto a que é feita nas ruas. Pensem nisso hoje. Amanhã será tarde demais para pensar no poder da articulação. #Política #Opinião

Você pode gostar também

0 comentários