O Saber, sobre quatro rodas

Toda gestão tem falhas. Mas apesar dos erros, também há acertos que merecem destaque devido a a...

Toda gestão tem falhas. Mas apesar dos erros, também há acertos que merecem destaque devido a ações de alcance social, por exemplo. Não é diferente na gestão do prefeito de Guarabira (PB) Zenóbio Toscano (PSDB). E a gente sabe reconhecer.

Eu gostaria de destacar, portanto, esse projeto do “Ônibus do Saber”, uma biblioteca móvel que tem levado conhecimento e diversão sobre quatro rodas às escolas da rede municipal de ensino. Nele ‘há um mundo’ a se descobrir através de uma vasta opção de leitura.

Eu faço muitas críticas – construtivas, claro (!) - e cobro muito da atual gestão. Porém, também tenho minha consciência limpa de que tenho reconhecido o que e governo municipal faz de bom, como essa ‘ideia itinerante’ de provocar o interesse pela leitura.

Embora eu ache que esse incentivo é, ainda, muito pouco – diante da necessidade de intensificar o hábito de ler m casa e nas escolas, até que vire um costume entre os estudantes da rede pública de ensino, por exemplo - é válida a tentativa da administração nesse sentido.

Não se aprende a gostar de ler, apenas, folheando livros, mas sendo motivado à leitura diariamente. Não sei até que ponto isso tem sido proposto na educação pública local. Se essa atividade ainda não for realidade, pode ser a partir do acesso ao “Ônibus do Saber”.

O que posso testemunhar a cerca do “Ônibus do Saber”, por ter observado de perto, é que o veículo tem ido às escolas do município e que as crianças e adolescentes têm recebido a biblioteca móvel com muita expectativa, sorrindo. E ávidos para descobri um novo mundo.

Como ocorre conosco em relação ao que é “novidade”, para a criançada ter acesso a uma biblioteca móvel na porta da escola não é uma coisa comum: elas, então, se divertem. No entanto, o interesse pela leitura deve ser independente do ‘cartão de visitas’ - do ônibus.

Investir em Educação nunca é demais. O problema é não investir. Afinal, criar o hábito de ler e escrever é fundamental para a formação de senso crítico, de pessoas capazes de interpretar e entender o mundo ao seu redor, e de argumentar e dar respostas, se for preciso.

Assim, então, parabenizo o poder público municipal por essa aquisição, fruto de uma doação da Polícia Federal para o município. Espero que cuidem bem desse veículo. E que em Guarabira a busca e o acesso à leitura não se limitem a uma biblioteca sobre quatro rodas. #Cultura #Política #Sociedade

Você pode gostar também

0 comentários