O sonho de João Rafael

O bem-sucedido empresário João Rafael de Aguiar tem um sonho: o de ser prefeito de Guarabira (PB)...

O bem-sucedido empresário João Rafael de Aguiar tem um sonho: o de ser prefeito de Guarabira (PB). Ele mesmo declarou isso em recente matéria publicada no portal de notícias de seu grupo de comunicação. Sonhar é importante, eu sei. Mas fazer por onde transformar o sonho em realidade também é fundamental e necessário. O sonho de JR, portanto, está mais perto de se tornar realidade. Só depende dele.

Embora esteja no PTB, o aspirante a prefeito tem sido ‘disputado’ em Guarabira - tanto por aliados do governador Ricardo Coutinho (PSB) quanto pelo grupo do ex-governador e maior líder político da região Roberto Paulino, do PMDB. No entanto, JR já tomou sua decisão. Mas aguarda o momento ideal para declarar de que lado vai estar em 2016, como militante ou como candidato. Por enquanto, ele apenas admite se filiar ao PMDB.

Sim. João admitiu se filiar ao PMDB em resposta ao convite feito por Roberto Paulino, reforçado posteriormente pelos senadores Raimundo Lira e José Maranhão durante um almoço recente. Está é a condição para que o empresário seja o candidato do grupo nas eleições do próximo ano. Dessa forma, a legenda abre espaço para uma liderança diferente buscar assumir o poder local, rompendo com a alternância entre Paulino e Toscano que já dura mais de 40 anos.

Contudo, o PMDB terá candidato próprio em Guarabira nas eleições municipais sem se aliar aos “girassóis” - de maioria dissidente do grupo do prefeito Zenóbio Toscano (PSDB). Entretanto, o partido aceita adesão dos aliados de Ricardo Coutinho, caso desejem ajudar a 'derrotar' ZT nas urnas. Já há, inclusive, um consenso entre o grupo do PMDB e a ‘turma do 40’: de que o nome de João Rafael pode unir as oposições na cidade de Guarabira.

Em entrevista ao radialista Edcarlo Monteiro, por exemplo, o vereador Beto Meireles - ex-aliado de Toscano e atual integrante da ala ‘girassol’ -, reconheceu que há 99% de chance dos “girassóis” - adiarem ‘o sonho prematuro’ de lançar candidato a prefeito em Guarabira para - firmarem uma aliança com o PMDB de Roberto Paulino. Afinal, ambos têm algo em comum: são adversários do governo municipal.

É inegável que a influência de Paulino e dos que fazem o PMDB se sobrepõe aos interesses individualistas dos que estão no bloco do PSB, tanto que seu João foi convencido a ir e estar, voluntariamente, participando da solenidade de renovação do diretório municipal do PMDB, que ocorreu na tarde de sábado (15) na Câmara de Guarabira. Eu fiquei sabendo que tinha ex-peemedebista com inveja de JR, por 'não poder' estar presente no evento.

A posse da nova diretoria do PMDB municipal foi, de fato, bastante prestigiada por autoridades políticas como Raimundo Lira e Maranhão, e, principalmente, pelo povão. O próprio JR, que foi ‘cortejado’ no recinto, testemunhou isso. Diferente do que ocorreu nos eventos do PSB, tinha gente dentro e fora da Câmara - e ninguém foi 'forçado' a comparecer (!): até porque ali não havia ‘caneta oficial’ para 'comprar' opinião e controlar a liberdade das pessoas.

Eu creio que JR saiu dali convencido de que a melhor opção é se filiar ao PMDB, se apropriando das garantias que o partido tem dado - de lançá-lo pré-candidato com chances de vitória (!) -, e ir para as ruas pedir voto. Roberto Paulino, considerado maior ‘cabo eleitoral’ no município, ainda promete puxar os ‘arrastões’. São garantias que só um partido como o PMDB, que tem serviço prestado à Guarabira, pode dar a um pré-candidato a prefeito.

E ai, seu João? A proposta está na mesa, o convite foi feito e há um documento do PMDB em apoio ao seu nome como pré-candidato. A decisão é sua: de abraçar a chance de tentar fazer mais por sua cidade como gestor público ou de adiar ou desistir de seu desejo de administrar o município. De um lado o senhor tem amigos e um partido lhe oferecendo a devida cobertura. De outro, um grupo de oportunistas querendo tirar proveito de sua estrutura de poder. 


“Conto com o apoio e a solidariedade de muitas lideranças, independente de partidos. Agradeço a Deus por isso. O povo tem visto com muito carinho minha candidatura. Tenho um sonho: quero servir ainda mais minha terra”, declarou João Rafael.

O seu sonho de ser prefeito de Guarabira está mais próximo, seu João. Ficou claro: o que o PMDB puder fazer, fará por sua candidatura. De que lado o senhor quer estar nas eleições de 2016, diga?  O povo quer saber! Só se ganha eleição com voto, eu sei. Voto o PMDB tem. #Política 

Você pode gostar também

0 comentários