Revelações de Bicudo

Por Rachel Sheherazade, para o FatoOnline Qual o segredo de sucesso de Luiz Inácio Lula da Silva? Como o ex-operário conseguiu amealhar u...

Por Rachel Sheherazade, para o FatoOnline

Qual o segredo de sucesso de Luiz Inácio Lula da Silva? Como o ex-operário conseguiu amealhar uma fortuna após duas passagens pela Presidência da República? Por que empresas com interesses no governo pagaram milhões por palestras de um semianalfabeto? Por que um minuto de frases feitas do ex-presidente pode chegar a R$ 13 mil? Que milagre explica a ascensão social meteórica de Lulinha, o primogênito de Lula, que, em pouco tempo, passou de simples monitor de zoológico a empresário bem sucedido?

Os boatos sobre o enriquecimento repentino da família Lula da Silva são muitos. Especula-se que Lulinha seja o sócio oculto de uma mega empresa frigorífica – hipótese nunca provada. Julgam que ele teve um empurrãozinho do pai poderoso para conseguir investimentos bilionários da Oi Telemar. Corre à boca miúda que o ex-presidente é dono de imóveis de luxo, como um sítio em Atibaia (em nome de terceiros), um triplex no Guarujá, e uma cobertura em São Bernardo. Até uma falsa reportagem da revista Forbes circulou nas redes sociais insinuando que o ex-presidente era, na verdade, um bilionário enrustido.

De concreto mesmo, até agora, só as investigações sobre tráfico de influência. Lula da Silva é suspeito de tráfico internacional de influência em favor da Construtora Odebrecht entre 2011 e 2014.

Esta semana, no entanto, as ilações de costume se tornaram graves acusações. Numa entrevista bombástica ao programa Roda Viva da TV Cultura, o jurista Hélio Bicudo, um dos fundadores do PT disparou:

"Uma das coisas que me impressionou muito foi o enriquecimento ilícito do Lula. Ninguém fala nisso, mas eu conheci o Lula numa casa de 40 metros quadrados. Hoje, o Lula é uma das grandes fortunas do país. Ele e os seus filhos".

E pergunta o jurista já respondendo à sua própria indagação: “Quem é que está atrás disso? O que o Lula fez para ser o milhardário que ele é hoje? (...) Ele sempre esteve junto com esse pessoal que é da grande corrupção. Que não aparece.”

Para o advogado, Luiz Inácio usava o poder em beneficio próprio e dos seus. E Bicudo foi além:

“Lula corrompeu e corrompe a sociedade brasileira através da sua atuação como presidente da República”.

O ex-presidente não se pronunciou. Talvez até processe o ex-colega de partido, o que costuma fazer quando é confrontado. Mas, o Brasil espera, de Lula, mais que reacionismo. O petista deve explicações ao Brasil e aos brasileiros.

É preciso que o ex-presidente pare de atacar seus acusadores e, finalmente, se defenda. Que comprove a origem de seus bens e demonstre que seu estilo de vida condiz com sua renda de ex-presidente. Se não há nada a dever, que Lula prove, então, que seu rico dinheiro é “fruto” e não “furto” do seu trabalho.

Quem cala, insinua sua culpa. Luiz Inácio não pode se dar ao luxo do silêncio. Afinal, toda verdade tem sede do verbo.
***





#Política #Opinião

Você pode gostar também

0 comentários