Senador paraibano diz que votará contra a recriação do CPMF: “É o imposto mais estúpido”

Do Paraíba Já O senador Raimundo Lira (PMDB-PB) anunciou nesta quarta-feira (16) que irá vota...

Do Paraíba Já

O senador Raimundo Lira (PMDB-PB) anunciou nesta quarta-feira (16) que irá votar contra a recriação da Contribuição Provisória Sobre Movimentações Financeiras – CPMF. Raimundo Lira, que também é economista, se colocou contrário à volta do imposto por vários motivos, mas sob três argumentos básicos.

Primeiro, lembra o senador, porque um imposto como a CPMF não existe em nenhum país do mundo. “Voto contra ressuscitar a CPMF por vários motivos. Mas dentre os principais, primeiro porque é importante verificar que, apesar de ser um imposto de fácil cobrança, nenhum país do mundo, seja ele subdesenvolvido, emergente ou desenvolvido, adotou esse tipo de importo”, argumentou Raimundo Lira.

Outro argumento adotado pelo senador para se posicionar contra a recriação da CPMF é que ela quebra o sigilo bancário do brasileiro, garantido na Constituição Federal. “A CPMF quebra o sigilo bancário de toda a população do País e, como sabemos, o sigilo bancário é garantido e assegurado pela Constituição Federal”.

“Imposto Estúpido” – Lira também afirmou que, do ponto de vista da economia nacional, a CPMF “é o imposto mais estúpido que a inteligência humana poderia criar” pois ele pune a circulação da moeda do País “e, no caso do Brasil, esta moeda é o Real, o maior símbolo da identidade nacional. Ou seja: quem usa legalmente a moeda brasileira acaba sendo punido com a CPMF”, argumenta o parlamentar.
***

#Política 

Você pode gostar também

0 comentários