Você sabe o que é astrofotografia? Blog explica. Quatro astrofotógrafos paraibanos participam de concurso nacional; entre eles um guarabirense

Você já ouviu falar em astrofotografia? E em astrofotógrafo? Para ser sincero, eu já vi muita coisa...

Você já ouviu falar em astrofotografia? E em astrofotógrafo? Para ser sincero, eu já vi muita coisa relacionada, mas, só agora, compreendi o que é, de fato, astrofotografia - em síntese, a arte de fotografar os astros à noite. É uma atividade que tem a ver com a Astronomia.

Na Paraíba, por exemplo, há vários praticantes da astrofotografia. E com o intuito de aprofundar conhecimento acerca do assunto, os praticantes criaram um grupo de estudos e até um encontro estadual, cuja terceira edição acontece este mês em Maturéia.

E aqui no brejo há, pelo menos, um representante: o professor de Biologia Caio Vinícius, que junto com mais três paraibanos participa de um concurso nacional de Astrofografia. Caio inscreveu uma foto de um moinho de vento com a Via Láctea ao fundo, tirada em Mulungu.

Foto: Caio Vinícius

O Estado, então, está representado no 3º Concurso Nacional de Astrofotografia por Aderson Dantas, Marcelo Zurita, Caio Vinícius e Renato Bandeira, com imagens captadas nas regiões do Seridó, agreste, brejo e sertão, respectivamente.

Foto: Anderson Dantas

Foto: Marcelo Zurita

Foto: Renato Bandeira

Além da relação com a Astronomia, eu observo que a astrofotografia também tem relação com a Geografia, por exemplo - considerando a posição geográfica e a paisagem que ajudam a estimular a criatividade de astrofotógrafos para a diversidade de temas possíveis.

As fotos feitas pelos quatro paraibanos são, apenas, exemplos das infinitas paisagens naturais que, em um ‘intervalo’ de tempo, se tornam únicas, graças às luzes das estrelas que parecem brilhar cada vez mais iluminando o céu da Paraíba neste caso específico.

Para votar nas quatro fotos dos paraibanos Aderson, Marcelo, Caio e Renato, basta acessar o link http://concursonacionaldeastrofotografias.weebly.com/votaccedilatildeo.html se identificar – para evitar fraudes na apuração – e votar. O processo é bem simples.

Vamos votar, turma! #Cultura #Sociedade

Você pode gostar também

0 comentários