GUARABIRA: Escola municipal vai participar pela 3ª vez de encontro de educação viária em São Paulo

Da assessoria da PMG A Escola Municipal Maria Eulália Cantalice de Guarabira foi selecionada ...

Da assessoria da PMG

A Escola Municipal Maria Eulália Cantalice de Guarabira foi selecionada pela terceira vez consecutiva para representar o município e o Estado da Paraíba no V Encontro do Programa da Educação Viária é Vital, promovido pela Fundación Mapfre no Brasil. O encontro será realizado em São Paulo, no próximo dia 12 de dezembro. E visa conscientizar a sociedade sobre o tema, contribuindo para a redução da incidência dos acidentes de trânsito e suas consequências.

De acordo com a professora Vanessa do Nascimento, gestora da unidade de ensino, a escola vem desenvolvendo projetos em parceria com a Mapfre, uma das maiores seguradoras do mundo -, desde o ano de 2013, início da atual gestão do prefeito Zenóbio Toscano. Onde a escola passou a ser reconhecida pela importante fundação por suas ações de boas práticas no trânsito consciente, envolvendo os seus alunos, professores, pais de alunos e comunidade.

Vanessa do Nascimento – gestora da escola
- O maior objetivo na realização desses projetos é tornar a criança, futuros condutores a fazer um trânsito mais consciente e digno para uma vida saudável – destacou a gestora.

Ela também disse que toda a escola participa das ações, desde a educação infantil, passando pelo ensino fundamental e alcançando a educação de Jovens e Adultos. E, que além de tratar da educação viária, neste ano estão focando no trânsito, ou seja no fluxo de alunos na escola, como se relacionar com os colegas na movimentação rotineira escolar, como: cumprimento de horário de chegada na escola, evitar correrias e atropelos no horário do recreio, etc.

- Para nós é de grande satisfação trabalhar um tema nesse patamar, pois apostamos na prevenção, e sempre na perspectiva que as crianças são o futuro do amanhã – finalizou Vanessa.

Quem vai representar a escola que fica localizada no Bairro Juá, em Guarabira, desta vez, no evento na capital paulista – é a professora Rejane de Souza Mendonça, da educação infantil, que irá defender o projeto da escola deste ano, que tem como temática “Trânsito Legal na Escola. A Educação no Caminho Certo”.

Na última quarta-feira (21), os alunos da escola Maria Eulália tiveram uma aula prática de campo sobre o trânsito, sendo realizada na Associação Menores Com Cristo (AMECC), onde, de forma lúdica absolveram mais conhecimentos no que diz respeito a educação viária. A ação foi acompanhada pela professora Helenida Hellena, coordenadora da Educação Infantil da SME.

O que é o Programa Educação Viária é Vital?

O Programa Educação Viária é Vital foi desenvolvido para os professores e alunos do ensino fundamental e médio, pela Fundación Mapfre. Trata-se de um conjunto de propostas de atividades integradas às disciplinas e aulas, envolvendo os alunos e professores em uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação viária das comunidades próximas às escolas, e levando-os a implementar ações que visem melhorias nestas condições, tornando a circulação mais segura, justa e eficiente.


***

#Institucional #Política 

Você pode gostar também

0 comentários