Auto do Natal Luz 2015: “O Natal está no ar, aleluia!”

A noite desta sexta-feira (18) foi marcada por muito brilho e emoção  em Guarabira (PB) . O espa...

A noite desta sexta-feira (18) foi marcada por muito brilho e emoção em Guarabira (PB). O espaço externo do Centro Educacional N. Senhora da Luz (CENSL), onde estudei, ficou lotado durante o 12º Auto do Natal Luz de 2015 - uma edição pra lá de emocionante.

A verdade é que a cada ano esse ‘folguedo popular’, primariamente, inspirado nas Escrituras Sagradas, se supera em brilho, arte, texto e sincronia. Este ano, a “folia para o rei” homenageou e se baseou na obra do mestre Ariano Suassuna.

É incrível como os atores – a maioria jovens estudantes da própria escola - incorporam os personagens dando vida real a um texto genial, caracterizado por expressões e variantes do dialeto nordestino. É simplesmente sensacional!

Considerado maior evento natalino da região do brejo, o “Auto do Natal Luz – Folia para o rei” superou todas as expectativas – consequência do devido planejamento e da divulgação por parte da organização do evento. Todos os envolvidos estão de parabéns!

Com mais de 100 integrantes, envolvendo alunos, ex-alunos, pais, professores, técnicos e artistas locais, o “Auto do Natal Luz” tem texto de Marcelo Felix, direção de Kallini Brito, e produção e direção musical de Rosana Diôgo.

Eu definiria o espetáculo de 2015 como intimista, pelo brilho; e emocionante, pela merecida homenagem feita pela família Diôgo à inesquecível educadora Detinha Diôgo, que foi diretora do CENSL. Este ano ela deixou uma cadeira vazia.   

Detinha Diogo era a maior incentivadora do espetáculo que faz parte do calendário oficial de eventos e turismo da Paraíba. Havia uma cadeira ocupada pela saudade. Mas a imagem de dona Detinha, por um momento, tomou a cena no palco da vida. Foi emocionante!

Além da iluminação, do cenário, figurino, texto e dos elementos folclóricos que este ano ilustraram ainda mais o evento, o Auto do Natal Luz teve uma trilha sonora de alto nível. Eu me alegrei ao ouvir “Menino Deus” interpretado pelo coral da escola. Lindo mesmo!

Vale registrar aqui também a performance do balé do Colégio da Luz, que se apresentou para a plateia antes da abertura do Auto do Natal. O grupo coordenado pela professora Neide Ramos executou a coreografia “Boneca de pano”.

Quem me conhece sabe que sou meio “tímido” para participar de eventos sociais dessa natureza: só vou quando me sinto à vontade no local. E me senti bem à vontade no CENSL, por ser ex-aluno da escola e pela recepção e orientação que todos receberam na entrada.

Se tudo correr bem, ano que vem eu vou de novo: quando o Colégio da Luz completará 80 anos de fundação. A “folia” em 2016, então, promete ser ainda maior: em memória de dona Detinha e para a alegria de todos os guarabirenses. “O Natal está no ar, aleluia!” #Sociedade #AutoDoNatalLuz2015

Você pode gostar também

0 comentários