Aula inaugural de curso da FUG para candidatos lota plenário da Câmara de Vereadores em Guarabira

A Fundação Ulysses Guimarães Regional Paraíba realizou na noite dessa segunda-feira (15), em Guar...

A Fundação Ulysses Guimarães Regional Paraíba realizou na noite dessa segunda-feira (15), em Guarabira, o lançamento, numa aula inaugural, o curso Eleições Municipais: Saber para Vencer. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores, e contou com a participação de vários pré-candidatos, lideranças e de pessoas interessadas em trabalhar na campanha eleitoral de 2016.

O Programa de Formação Política que foi lançado trás o curso “Eleições Municipais: “saber para vencer” pela gerente Nacional do Programa, Elisiane da Silva, que ministrou uma palestra abordando a metodologia que será utilizada ao longo da capacitação.

Segundo Elisiane, o curso visa qualificar os candidatos e pessoas que estarão engajados na campanha eleitoral deste ano. Na palestra, ela mostrou alguns temas que estão no conteúdo de curso, como marketing de campanha eleitoral, orientações jurídicas, planejamento e implementação de campanha e comunicação e oratória para candidatos.

O ex-governador da Paraíba e vice-presidente estadual do PMDB, Roberto Paulino falou da importância da participação dos membros do partido no curso e disse que na sua primeira eleição, aos 24 anos de idade, não tinha noção de preparação para se disputar um mandato eletivo, como se tem oferecido hoje pela Fundação da Ulysses Guimarães. Ele se lembrou da estada de Ulysses Guimarães, quando do lançamento, do então MDB para o partido PMDB, como a presença de vários prefeitos da época.

O curso Eleições Municipais: Saber para Vencer foi desenvolvido pela Fundação Ulysses Guimarães para ser realizado integralmente à distância, isto é, sem encontros presenciais. Essa modalidade conta com recursos de áudio, vídeo e bibliografias complementares ancoradas em um caderno interativo, com apostila em formato PDF que o aluno baixa em seu computador ou celular. Para as pessoas que não desejam realizar o curso nesta modalidade, o Educação a Distância semipresencial também oferece este curso, com videoaulas em DVD e apostila impressa.

O curso será de sete módulos que terá temas como os movimentos sociais e a sociedade brasileira, detalhando cidadania, movimentos sociais e políticos no Brasil, logo no seu inicio. Num segundo módulo, terá orientações jurídicas que levarão ao conhecimento dos alunos a realização das Convenções e coligações, registro de candidatura e condutas vedadas, Inelegibilidades e prazos de desincompatibilização, além de propaganda eleitoral.

Aspectos contábeis e financeiros das campanhas eleitorais com procedimentos para início de campanha, arrecadação, despesas e prestação de contas nas campanhas eleitorais, serão temas para o terceiro módulo. Já no quarto, os alunos verão conceito de marketing políticos e tipos de marketing, meios de comunicação, estratégias e instrumentos de marketing, ações políticas participativas, marketing digital.

Plano de governo para gestões municipais e as atividades estratégicas e equipes de campanha, estão no quinto módulo. Implementação da campanha, comunicação e oratória para candidatos estão nos módulos seis e sete.

Os alunos terão a disposição professores como os pós-doutores, em história social, Paulo Baía e, em relações internacionais, Ricardo Caldas. Num outro módulo, o especialista em direito público e direito eleitoral, Milton Cava. 

Também terá o mestre em contabilidade e finanças, Evandro Erlacher, o especialista em Marketing, Carlos Alexandre Ávila e numa aula especial, o especialista em direitos reais e em direitos políticos, o ex-ministro Eliseu Padilha.

Nos módulos seguintes, o especialista em Marketing, Carlos Alexandre Ávila e a especialista em Comunicação Estratégica Jolie de Castro Coelho. Além do conferencista, condecorado com o prêmio Vip Brasil, Joel Maciel.

O presidente da FUG na Paraíba, deputado Raniery Paulino disse que o curso tem como alvo serão prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, lideranças e pessoas envolvidas nas eleições, como objetivo de qualificá-los para sues futuros mandatos.

O evento contou com a participação de pessoas das cidades de Areia, Mamanguape, Itapororoca, Cuitegi, Pilõezinhos, Sertãozinho, Pirpiritiba, Guarabira, Solânea, Alagoinha, Alagoa Nova, João Pessoa, Sapé, Serraria, Araçagi, Mataraca e Riachão. (Blog do Ikeda, com assessoria de Raniery Paulino)



***

#Sociedade #Política

Você pode gostar também

0 comentários