Democracia é isso: eles se opõem no campo do debate político, mas se respeitam nas relações pessoais. Não há nada demais nisso

A Festa da Luz não é um evento próprio de partidos ou políticos. É uma festa de Guarabira (PB)...


A Festa da Luz não é um evento próprio de partidos ou políticos. É uma festa de Guarabira (PB). Do povo guarabirense. Já foi mais, mas continua sendo uma festa de família. De famílias inteiras. E de amigos também. Portanto, vamos parar com essas insinuações sem sentido de união entre Paulino e Toscano, na tentativa de, apenas, desfazer a relação de respeito, amizade, e tolerância que há entre eles, tão necessária para a convivência em sociedade.

Como membros de famílias influentes, eu acredito que Raniery Paulino (PMDB) e Camila Toscano (PSDB), que representam a cidade de Guarabira como deputados estaduais na Assembleia Legislativa da Paraíba, foram educados para a vida. E para fazer política também - se opondo, unicamente, no campo das ideias, sem, necessariamente, ter de comprometer o respeito, a amizade e a tolerância ao contraditório. Democracia é isso.

A imagem de Raniery e Camila juntos na Festa da Luz 2016 foi vista, reproduzida, compartilhada nas redes sociais, replicada e, principalmente, assimilada pela população como algo natural. Pela população inteligente que sabe o que é fato e o que é boato. Embora essas duas famílias se oponham na política local, nada impede – nem deve impedir – que Paulino e Toscano possam sentar à mesma mesa, mesmo em lados opostos. É bom para Guarabira.

É como no futebol: nada impede que dois torcedores, sendo um do Flamengo e outro do Vasco, por exemplo, andem juntos, debatam sobre assuntos inerentes ao esporte, assistam a uma partida entre os dois times e dividam o mesmo espaço numa foto. Não há nada demais nisso. Nada demais. Cada um tem a sua convicção e sua paixão pelo time. 

A atitude dos dois deputados em tirar uma foto juntos foi um gesto de grandeza e uma demonstração de civilidade. Digo o mesmo em relação ao pré-candidato a prefeito pelo PMDB Deda Claudino e o prefeito de Guarabira Zenóbio Toscano. Eles também foram fotografados conversando num camarote. Quem quiser que se surpreenda com isso. Eu não me surpreendo, pois sei que entre eles a disputa política acontece no campo das ideias, não no pessoal.

É assim que deve ser: que o debate político ocorra sem comprometer amizades, afinal tudo passa. As convicções também. Há vida inteligente na imprensa. Eu sei que há. Mas não é inteligente tentar convencer a população de que haverá união entre Paulino e Toscano - pelo menos nesse momento. Aliás, nem há previsão para isso. Como formadores de opinião, vamos tentar, pelo menos, buscar destacar aquilo que nos une, não o que nos separa: isso sim é fazer um trabalho inteligente. #Política  

Você pode gostar também

0 comentários