Paraibano Alexandre Filho é destaque em livro sobre a arte naif no Brasil

Por  Jãmarrí Nogueira, do MaisPB O artista plástico paraibano Alexandre Filho, um das referên...

Por Jãmarrí Nogueira, do MaisPB

O artista plástico paraibano Alexandre Filho, um das referências nacionais da arte primitiva (com trajetória internacional), tem destaque no volume 2 do livro ‘A Arte Naif no Brasil’, lançado por Jacques Ardies, em São Paulo.  No País, 79 artistas foram selecionados. A obra traz informações didáticas sobre eles, através de uma biografia resumida.

O autor convidou quatro declarados amantes deste estilo dispostos a apresentar um testemunho, cada qual à sua maneira, respondendo a pergunta: “porque você gosta da arte naif?”. Primeiro volume de ‘A Arte Naif no Brasil’ saiu em 1998 e teve edição esgotada.

Alexandre Filho se mostrou feliz com o reconhecimento e com o registro da importância de sua arte. O artista, que mora em João Pessoa, disse ter projetos de exposição para este ano, em São Paulo e também na Paraíba, mas preferiu não adiantar as datas.

“Tive a honra de ser convidado para participar da publicação ocupando três páginas do livro”, declarou Alexandre Filho, artista nascido na cidade de Bananeiras e que viaja o mundo mostrando sua arte há cinco décadas.

Ano passado, o mestre da arte naif participou da Mostra “Tesouro Escondido: A Pintura Popular Brasileira”, na galeria Brasiliana, em São Paulo, juntamente de outros 13 artistas brasileiros. Essa exposição, conforme Alexandre, teve um excelente catálogo.
***

#Sociedade

Você pode gostar também

0 comentários