Corte o mal pela raiz

Este ano vai ter muita gente trocando de partido, pedindo para voltar para o jardim das rosas, po...

Este ano vai ter muita gente trocando de partido, pedindo para voltar para o jardim das rosas, por exemplo. Das rosas vermelhas, claro! Alguém divida? E não confunda girassol com rosa viu, moço? Girassol não passa de uma flor, da qual alguns jardineiros estão se aproveitando em Guarabira (PB), tirando proveito de tudo enquanto podem. De tudo mesmo!

Contudo, jardineiros experientes sabem que girassol não é tão atrativo como uma rosa vermelha. Embora os girassóis sejam da família das oleaginosas – vendidas e bastante usadas na indústria cosmética, de alimentos e farmacêutica, por exemplo -, as rosas, por sua vez, exalam cheiro, atraem borboletas e encantam pela cor. É fácil de vender!

A flor de girassol tem significado de felicidade, eu sei. Sua cor amarela e os tons laranja das pétalas representam o calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade. Mas isso é só na natureza! Diferente da rosa, que é de fino trato, em Guarabira, girassol é sinônimo de planta insustentável, de vitalidade duvidosa e muito perigosa. Portanto, muito cuidado!

No jardim dos girassóis nem todos são girassóis de verdade, sabia? E o amarelo dos girassóis de Guarabira representa o desespero de querer crescer e florescer a todo custo, por cima de pau e pedra, e, se possível, sufocando as rosas, apesar de seus espinhos. A vitalidade do girassol dura, apenas, 04 anos. Não 40, como dizem! São quatro anos e nada mais.

A roseira que cultivei, no entanto, cuja espécie dava rosas vermelhas, durou oito anos num canteiro de obras. Além dela, eu, que não sou jardineiro, cuidava de outras plantas. E o jardim era um só. Já com os girassóis que tentei cultivar no meu terreno, em pouco tempo de vida eles foram além do limite buscando ocupar todo o espaço. Assim não dá, né?

Tentar se espalhar rapidamente é uma característica dos ‘girassóis’, sobretudo em Guarabira. Ciente disso, eu fui obrigado a ‘cortar o mal’ pela raiz. Enquanto aos jardineiros, eles são corajosos em ainda cultivar essa planta 'dentro ou fora de casa'. Mas, aos poucos, estão descobrindo que girassol não é flor que se cheire - aqui nem em lugar nenhum do mundo

Faça como eu: corte o mal pela raiz. #Política #NemTodosSaoGirassois

Você pode gostar também

0 comentários