Promessa é dívida, prefeito Zenóbio!

Seu Ismael Freire, grande poeta sonetista  Mais um ano se passou e até agora nada. Nada da Pref...

Seu Ismael Freire, grande poeta sonetista 
Mais um ano se passou e até agora nada. Nada da Prefeitura de Guarabira lançar o livro com poemas do sonetista Ismael Freire, que tem mais de 90 anos, com o qual o prefeito Zenóbio Toscano (PSDB) se comprometeu em 2014 e renovou promessa na abertura do museu do Cordel, ano passado. A cidade talvez não reconheça – principalmente, a classe política local, formada em sua maioria de gente que não lê -, mas seu Ismael é um patrimônio cultural e literário de Guarabira (PB). No mínimo, ele merece respeito!

Eu estou voltando a cobrar isso aqui porque foi mais uma promessa do chefe do Executivo municipal: de realizar um dos desejos de seu Ismael, que sonha, ainda em vida, poder ter um livro impresso e lançado com seus sonetos. Em relação ao primeiro desejo do poeta – de ter uma casa para morar, já que ele paga aluguel -, este eu não sei se ele vai conseguir realizar. Porém, o lançamento de um livro, eu tenho certeza, já o deixaria muito feliz conforme ele me falou em entrevista no rádio.

Além de ter declarado no rádio, o prefeito Zenóbio Toscano também me falou que o desejo de seu Ismael Freire será concedido pela gestão municipal, ainda durante o seu governo. Mas quando, prefeito? É bom lembrar que, assim como todos nós, seu Ismael também é refém do tempo. Seria interessante, então, a gestão apressar o lançamento desse livro antes que seja tarde, afinal a ideia não é lançar uma obra póstuma. Seu Ismael tem problemas de saúde e já sente os limites da idade. Portanto...

Tomara que a PMG não encomende, apenas, 100 livros na gráfica. Isso seria uma vergonha - embora o governo tenha se disponibilizado em custear a obra. Eu acho que seu Ismael merece uma quantidade maior para que a renda possa ajudá-lo em suas necessidades - ele já gasta sua aposentadoria com medicamentos, alimentação e com aluguel, por exemplo, e não dispõe de recursos para comprar uma casa e terminar os seus dias. Apesar de tudo, seu Ismael ainda consegue declarar que é um homem feliz.

É muito gratificante ver um cidadão com mais 90 anos, como seu Ismael Freire, ainda lúcido e escrevendo poesias. Lindos textos!

Prefeito Zenóbio, acredite (!): o lançamento do livro de seu Ismael vai causar uma sensação de prazer na alma daquele senhor. Pode apostar!

O senhor Ismael Freire realmente nasceu poeta. Apesar da idade e da pouca instrução, é um homem inteligente e de raciocínio rápido, um intelectual, sobretudo, de sua própria poesia.

Nascido no dia 30 de julho de 1924, na cidade de Bananeiras, seu Ismael Freire veio morar em Guarabira na década de 40, onde permanece até hoje para a nossa alegria.


Promessa não cumprida

No começo da atual gestão, em parceria com o Governo do Estado, o prefeito Zenóbio promoveu o lançamento de uma coletânea de poetas guarabirenses. Cada autor só recebeu 10 exemplares do livro. Toscano prometeu novas edições, a promessa não foi cumprida.

Gestão sem compromisso com o futuro

O professor historiador Vicente Barbosa também está para publicar mais uma obra sobre Guarabira. O principal ele já fez: pesquisar, analisar e escrever. Mas ainda lhe falta o recurso e incentivo do poder público municipal, por exemplo. Pelo menos até então. #Cultura #Política #Sociedade

Você pode gostar também

0 comentários