Um patrimônio da cidade: Governo do Estado abandona escola em Guarabira; prédio pode cair

O Colégio Estadual Antenor Navarro, um verdadeiro patrimônio arquitetônico e histórico de Guara...

O Colégio Estadual Antenor Navarro, um verdadeiro patrimônio arquitetônico e histórico de Guarabira (PB), está fechado há mais de um ano. A escola, localizada no centro da ‘rainha do brejo’, está deteriorada, abandonada pelo Governo do Estado. Se não for tomada uma providência, o prédio pode cair.

A estrutura do prédio, envolvendo linhas, caibros, ripas e janelas, por exemplo, estão comprometidos pelos cupins. Há goteiras quando chove, além de problemas elétricos no teto do auditório e nas salas de aula. Até a quadra de esportes está sem condições de uso. O mato toma conta do lugar.

Em virtude da situação em que se encontra o Colégio Estadual Antenor Navarro, as turmas dessa unidade escolar estão provisoriamente funcionando na Escola Emiliano de Cristo, o popular Colégio Polivalente, no Bairro do Nordeste.

Conforme informações repassadas ao blog, o EJA (Educação para Jovens e Adultos), que também funcionava no local, foi cancelado fazendo com que os alunos já matriculados no programa buscassem continuar os estudos em outra escola.

Desde o início do 1º mandato do governador Ricardo Coutinho (PSB), equipes vistoriam o imóvel. No Orçamento Democrático realizado em abril de 2014 em Guarabira, RC assinou ordens de serviço, incluindo a construção de um ginásio na unidade de ensino. Até agora, sequer, uma reforma saiu do papel.

Em contato do blog com o professor Belarmino Mariano Neto, que já esteve ocupando a Gerência de Educação do Brejo, o docente confirmou todas as informações apuradas pelo Caderno de Matérias acerca da situação de abandono em que se encontra a escola. 

O Colégio Antenor Navarro já tem mais de oito décadas de existência. Foi fundado em 09 de março de 1932, há 83 anos, quando passou a contribuir para a formação educacional de grandes personalidades da Paraíba e, sobretudo, de Guarabira.




#Política

Você pode gostar também

0 comentários