Funesc lança edital para nova coletânea de artistas paraibanos

Da Secom Desde a música tradicional, marcada por fortes raízes culturais, até aquela produzid...

Da Secom

Desde a música tradicional, marcada por fortes raízes culturais, até aquela produzida nas maiores cidades e de caráter mais urbano, a produção musical paraibana continua fértil e diversificada, dando uma contribuição inestimável não só para a Música Popular Brasileira, mas também para a música mundial.

Para traçar um panorama dessa produção, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) já inicia o processo de execução da coletânea Music From Paraíba III. O edital para a escolha das músicas que farão parte do álbum está disponível a partir desta quarta-feira (1º), no Diário Oficial do Estado, e os interessados poderão se inscrever gratuitamente até 1º de julho de 2016. O resultado da seleção deve ser divulgado no dia 1º de agosto, nas redes sociais e imprensa local.

Podem participar artistas ou grupos paraibanos ou radicados na Paraíba há pelo menos dois anos, que possuam trabalho autoral independente de gênero ou estilo musical. São aceitas canções inéditas ou já lançadas no mercado fonográfico. O interessado pode inscrever quantos trabalhos desejar, CDs ou músicas, mas será selecionada apenas uma canção por artista.

Neste ano, 50 canções serão selecionadas por uma comissão formada por três profissionais, sendo um representante de cada setor descrito a seguir: Coordenação de Música da Funesc, Conselho Estadual de Cultura e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Os integrantes da comissão observarão os seguintes itens: qualidade estética, pertinência artística, potencial para circulação no mercado internacional e currículo do artista/grupo.

O objetivo principal do projeto é a divulgação dos artistas paraibanos no exterior. Trata-se de uma plataforma para divulgação e exportação da música local através da distribuição gratuita da coletânea produzida pela Funesc, na feira de Música WOMEX (World Music Expo), que em 2016 acontecerá na cidade de Santiago de Compostela, na Espanha.

O projeto, que já está na sua terceira edição, já contemplou 90 artistas paraibanos. Na primeira coletânea foram 20 artistas e na segunda esse número foi ampliado para 70. A iniciativa já esteve presente em três edições da WOMEX que aconteceram em Cardiff – País de Gales (2013), Santiago de Compostela – Espanha (2014) e Budapeste – Hungria (2015).

A WOMEX é considerada a maior feira de música do mundo e já está na sua 22ª edição. Com participação de aproximadamente 2,8 mil profissionais da cadeia produtiva da música de 90 países e de todos os continentes. Participam da feira selos, gravadoras, produtoras de festivais, agências de artistas, produtoras de shows e mídia especializada. Durante a feira, acontecem as rodadas de negócio, debates, conferências, exposição em estandes e shows cases.

Inscrições - Os interessados em participar da seleção, deverão inscrever-se mediante o envio de CD contendo no mínimo uma música gravada e breve release do artista à Diretoria de Desenvolvimento Artístico e Cultural (DDAC) da Funesc. O material da inscrição entregue pessoalmente deverá estar contido em envelope com a seguinte identificação: EDITAL DE SELEÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO NO CD “MUSIC FROM PARAÍBA III”, nome e endereço completo do artista (incluindo contato telefônico) ou do seu representante. Depois de conferida a documentação, o funcionário responsável deverá preencher o recibo e numerar o envelope.

As propostas enviadas pelos Correios, registradas e com aviso de recebimento, deverão estar contidas em envelope fechado, com a seguinte identificação: EDITAL DE SELEÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO NO CD “MUSIC FROM PARAÍBA III”, Coordenação de Música (DDAC), Rua Abdias Gomes de Almeida, 800  -  Tambauzinho  –  João Pessoa – PB   CEP: 58042-100. No remetente deverá constar, apenas, o nome e o endereço do artista ou representante do mesmo. Somente serão aceitas as propostas postadas até a data limite de inscrição. Não serão aceitas propostas enviadas por e-mail ou fax.

Projeto gráfico – O projeto também pretende valorizar a produção das artes visuais convidando artistas paraibanos para ilustrarem as capas dos discos. Shiko e Silvio Sá assinaram a primeira e segunda edição respectivamente, e a terceira edição será ilustrada pelo artista Daniel Vicent. A arte do Music from Paraíba 2 foi premiada na Bienal do Design Gráfico em 2015.

***

#Cultura #Sociedade

Você pode gostar também

0 comentários