Redes sociais: Facebook anuncia novo algoritmo para mudar o feed de notícias; saiba o que muda

Do Click PB O Facebook anunciou nesta quarta-feira (29) uma nova atualização que fará o feed ...

Do Click PB

O Facebook anunciou nesta quarta-feira (29) uma nova atualização que fará o feed de notícias exibir mais postagens de amigos e familiares. A partir de agora, as publicações criadas por esses contatos aparecerão no topo do feed de notícias, mesmo que o usuário não os tenha configurado para “ver primeiro”.

A mudança foi motivada pelo excesso de informação atual da linha do tempo, pensado originalmente para quando a rede social tinha um bilhão de contas ativas a menos. A novidade, anunciada pelo vice-presidente de produto do Facebook, Adam Mosseri, afeta tanto as plataformas móveis quanto a versão web.

A proposta do novo algoritmo consiste em identificar os interesses particulares de cada pessoa. Os amigos e familiares priorizados no topo do feed serão aqueles com quem o usuário mais interage. A ideia é que todos os posts de contatos “importantes” não sejam perdidos enquanto alguém estava fora.

Depois dos amigos e familiares, o News Feed vai priorizar informações e entretenimento. Assim como com os contatos pessoais, o algoritmo vai identificar o que cada um considera informativo ou fonte de diversão. Se para alguém é esporte, esse conteúdo será mostrado mais vezes; se para outra pessoa é notícia de celebridade, é isso que aparecerá.

A nova rede social do criador do Orkut promete oferecer uma experiência "de amizades profundas" - saiba mais.

O gestor também demonstrou preocupação com o que chamou de “comunicação autêntica”. Segundo ele, a rede social está trabalhando para conseguir identificar que tipo de histórias e postagens as pessoas consideram mentirosas, sensacionalista ou spam, de forma a mostrá-las menos.

A reformulação no algoritmo, no entanto, não eliminará os botões de controle do usuário. Ainda será possível configurar um perfil em “deixar de seguir”, “padrão” ou “ver primeiro”, bem como desativar notificações de um post.

“Nosso objetivo é entregar os tipos de histórias que temos recebido em feedback que um indivíduo mais quer ver. Fazemos isso não apenas porque acreditamos que é a coisa certa, mas também porque é bom para o nosso negócio. Quando as pessoas vêem o conteúdo no qual estão interessadas, são mais propensas a gastar tempo no News Feed e desfrutar de sua experiência”, explicou Mosseri.
***

#Sociedade

Você pode gostar também

0 comentários