Zenóbio Toscano também merece respeito. PMG transforma imóvel antigo em museu da cultura

O prefeito Zenóbio Toscano (PSDB) é um bom administrador. Disso eu não tenho dúvidas. Quando ele...

O prefeito Zenóbio Toscano (PSDB) é um bom administrador. Disso eu não tenho dúvidas. Quando ele quer e pode, ele faz. E faz bem feito. Talvez, então, as falhas de sua atual gestão sejam, apenas, um sinal de que ele não está tendo o devido interesse em administrar fazendo o melhor por Guarabira (PB). Porém, assim como a família Paulino, Toscano também tem serviço prestado ao município. Muitos serviços. Eu admito: o senhor merece respeito, prefeito.

Apesar de estar deixando a desejar em alguns setores da administração pública local, e eu expresso isso sem nenhum radicalismo - e o prefeito sabe disso -, ainda é possível se deparar com alguma ação de futuro do governo Toscano – na Cultura e na Educação. E isso Zenóbio deve a pessoas como Percinaldo Toscano e Raimundo Macedo, que têm ideias interessantes, que, acima de tudo, beneficiam a população e contribuem com a gestão.

Na noite deste sábado (18), em pleno final de semana, o prefeito Zenóbio reabriu as portas de um antigo casarão localizado no centro da cidade. O imóvel foi totalmente reformado pela administração pública mantendo todos os traços originais da época - um trabalho de restauração que exigiu muita técnica. Restaurada, a antiga residência da família Cunha Rêgo passa a se chamar “Casarão da Cultura”, inaugurado em solenidade bastante prestigiada.

O local virou museu: um ‘museu da imagem e do som’ dedicado à memória de ilustres guarabirenses. Além do museu, o público também pode apreciar uma galeria de arte Naif, um espaço de arte popular e um memorial dedicado à família Cunha Rêgo. O Casarão da Cultura também terá registro em homenagem ao saudoso professor José Barbosa da Silva, irmão do professor Vicente Barbosa, diretor do Memorial do Cordel.


Fotos: Codecom

Do acabamento à decoração interna, o Casarão da Cultura ficou sensacional. Dei vida ao centro histórico de Guarabira. Os envolvidos nesse projeto estão de parabéns! Que a atual administração e as futuras gestões também cuidem deste espaço, com zelo, preservando a história e a arte que fora exposta no recinto, de modo que a população possa apreciá-la, além dos visitantes. Que o ambiente sempre esteja aberto para quem se dispor a visitar o local. 

O meu blog foi o primeiro veículo a publicar sobre essa reforma. E eu quero ser o primeiro a reconhecer que o casarão ficou lindo. Como escrevi antes, esse imóvel é magnífico do ponto de vista de sua arquitetura interna e externa. O prefeito Zenóbio Toscano acertou em planejar e executar uma obra desse nível. Mas o chefe do Executivo também erra em não investir na promoção da cultura local valorizando músicos, artistas plásticos e poetas, por exemplo.

Os músicos de Guarabira não têm incentivo nenhum do poder público local para tocar ou gravar um simples CD. O único espaço para apresentações semanais que os artistas dispunham, acabou. O projeto ‘Quinta tem Talento’ (QTT), criado para acontecer em praça pública toda quinta-feira, logo passou a ser quinzenal. Depois partiu para os bairros, a cada 15 dias. Parou e não voltou a ser realizado - nem na praça, nem nos bairros da cidade.

O projeto “Vamos ao Teatro”, cujo objetivo era criar público no teatro municipal, também não existe mais. Em conversa com este blogueiro, o prefeito Zenóbio alegou não haver peças teatrais suficientes para manter o projeto. Ao ouvir isso, eu recomendei que ele e seus auxiliares que lessem o Caderno de Cultura do Correio da Paraíba e A União, por exemplo. Leram?

No início da gestão, a Secretaria de Cultura de Guarabira reuniu poetas do município e produziu uma coletânea de poesia em parceria com o Governo do Estado. Na solenidade de entrega dos exemplares, o prefeito Zenóbio prometeu a produção de novas coletâneas, pois há dinheiro para isso, mas até agora nada. Cada poeta ficou com apenas 10 livros. 

Quem se lembra do tão divulgado “corredor da cultura”, que tinha wi fi grátis para a população? O corredor realmente existe. Já a internet de graça parou de funcionar e ninguém, até agora, deu uma explicação. Será que deixaram de pagar a conta ao provedor?

Embora o Caderno de Matérias não tenha contrato com a Prefeitura de Guarabira - já tivemos -, o blog reafirma que o senhor merece respeito, prefeito Zenóbio. O Blog do Ikeda reconhece seus acertos, mas sem deixar de apontar os erros de sua gestão para que o senhor os corrija enquanto é tempo.

*** 

Educação: Uma das ações de maior repercussão e reconhecimento por parte da população é o projeto que garante transporte gratuito para universitários de Guarabira, ampliado pela atual gestão.

O custeio feito pela PMG tem feito muita diferença, principalmente para quem era ‘obrigado’ a fretar e pagar pela condução para a universidade. 

O dinheiro que era empregado pelo estudante para este fim, agora, pode ser aplicado em livros ou investido em outra ocasião. O resultado desse projeto, nós só veremos no futuro. #Política #Cultura #Educação


Você pode gostar também

1 comentários

  1. Esse é com certeza a única e maior obra dessa administração. Corre o risco de ser um sepulcro caiado, pois os artistas não tem espaço nesse modelo de casa da cultura. Talvez fosse a hora de fazer uma meia culpa e devolver a Casa de Cultura do Estado para os artistas. Esperamos também que não fique nenhuma pendência legal ou jurídica em relação aos herdeiros do casarão. No mais, esse tipo de empreendimento é bem melhor do que sangrar os recursos do município com bandas caras e de plástico, como as da ultima festa da luz. Para finalizar, gostaria de ver a grande promessa de São João que o Prefeito prometeu em alto e bom som, ali na frente de sua rádio. Com crise ou sem crise daria para contratar uns trios de forró, preparar uma palhoça e fazer uma festa animada de são João. Sera que o prefeito prefere a cultura elitista e esquece a popular?

    ResponderExcluir