Amizade é isso: para a vida toda

Você tem amigos? Sabe o que é amizade? Você já parou para pensar sobre isso? São perguntas que tê...

Você tem amigos? Sabe o que é amizade? Você já parou para pensar sobre isso? São perguntas que têm me provocado diariamente me fazendo pensar e concluir sobre as minhas amizades. Sobre aquelas que acredito serem sinceras, pelo menos. E são poucas, viu!

Amigo verdadeiro sempre surpreende. E isso ocorre quando menos se espera. Quando todos te deixam, por exemplo, ele te acolhe, recebe e escuta. Anda com você, chora com você, sofre com você, sorri com você e está sempre perto, principalmente na hora da dor.

O amigo sincero, em quem você pode realmente confiar, não mede esforços nem distância. Guarda segredos. Não se omite nem se conforma com o seu silêncio. Sabe respeitar sua privacidade, mas não ignora sua situação. O amigo verdadeiro se importa com você.

Amizade é doação. É que nem casamento. A diferença é que não requer doação em plenitude. E são poucos os que se dispõem a se doar. Não há amizade sem a devida doação. Uma doação recíproca, cujo interesse é compartilhar felicidade e levar as cargas uns dos outros.


Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo." Gálatas 6:2

Eu tenho amigos. Poucos, mas tenho. E posso chamá-los de amigos porque a nossa amizade já foi provada - testada. Eu não desisti deles, nem eles de mim – embora tivéssemos motivos para isso. Eu tenho amigos mais chegados que irmãos. E amizade assim não tem preço.


O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão." Provérbios18:24


Manter amizades que não se submetem a provas não vale a pena, pois não existe relacionamento sem profundidade e convicção. Eu sou daqueles que faz amigos com facilidade. Também sei desfazer aparentes amizades rapidamente, com naturalidade.

Eu já me decepcionei com aparentes amigos. Nem por isso me intriguei deles. Não tenho intrigados. Porém, por consequência, eu tive que tomar a devida distância para a minha segurança emocional – afinal, "amizades" também podem deixar o nosso coração ferido.

Eu não sei se sou um bom amigo. Seria muita pretensão de minha parte me julgar assim. Todavia, me esforço de todas as formas para conservar minhas amizades – as amizades sinceras, claro! -, tendo ciência de que, como ser humano, não estou isento de falha. 

Contudo, não há nada mais humano, justo e necessário entre amigos verdadeiros que o ato de reconhecer um erro, confessar uma culpa e pedir desculpa em nome da amizade. A verdade deve sempre prevalecer entre amigos, assim como a atitude de perdoar. Amizade é isso.

Portanto, não acabe uma amizade verdadeira - se você estiver convicto dela - por causa de um erro que pode ser reparado. Relacionamentos sólidos levam anos sendo construídos à base de confiança, mas podem ser desfeitos em questões de minutos por um simples desentendimento.

Neste Dia do Amigo eu volto a reavaliar minhas amizades. Quero ficar com quem realmente vale a pena - com quem, de fato, eu possa contar e chamar de amigo (a) - é que colegas nem sempre estão dispostos a ouvir, nem a doar um sorriso, um abraço ou uma palavra.

Assim como um sorriso contagia, um abraço sincero pode amenizar a dor de um coração ferido. Há muitos carentes de um abraço. O amigo de verdade sempre está disposto a sorrir, abraçar, ouvir e falar. E em amizades sólidas há sempre alguém de plantão para atender um chamado.

E o que é mais interessante é que, na maioria das vezes, o socorro chega sem que uma ligação seja feita, por exemplo. Basta um olhar, uma voz embargada, o silêncio, para que alguém, sensível o bastante, ouça a voz do coração de um amigo que clama por ajuda. Por uma oração.

Eu tenho amigos assim. São poucos. E essa característica de sentir o outro é bíblica: é ter tudo em comum (Atos 2: 44). Quantos de seus amigos têm algo em comum com você? Quantos deles escolheram e priorizaram estar ao seu lado? Amizade também é feita de escolhas. 

Amizade requer cuidados. Amigos precisam de atenção e devem estar sensíveis a isso. Se amizade é coisa séria, amigo, então, é para vida toda. Faça como eu: mude o seu caminho, confie e conte seus segredos para quem realmente você conhece, desde que seja seu amigo. 

Com quem eu poderei contar, pelo menos até dezembro de 2016? Independente da situação, Jesus é o melhor amigo, principalmente quando seus melhores amigos estiverem ausentes ou na mesma situação que você. Jesus deu a vida pelos amigos. Então, conte com ele também! #Sociedade #Espiritualidade #Amizade #Amigos #JesusMelhorAmigo   .   


Você pode gostar também

0 comentários