Bem vindos ao CineMaxxi

Hoje é um dia para ficar na história. O início de um novo tempo. Este 13 de julho de 2016 marca o...

Hoje é um dia para ficar na história. O início de um novo tempo. Este 13 de julho de 2016 marca o retorno da sétima arte para uma região que, embora pujante e vocacionada ao desenvolvimento comercial e cultural, já não dispunha de um cinema há quase 30 anos. Guarabira, porém, cidade que polariza a região, já teve quatro salas de exibição no passado:

Cine São José, Cine São Luiz, Avenida (popular Puguinha), e Cine Moderno

Tudo começou na década de 20, com a instalação do Cinema Independência, por um cidadão chamado Sindô Trigueiro. Mas foi na década de 30 que o cinema ganhou força no município, sob a responsabilidade de José Freire de Lima, o popular Zezinho de Gila, que primeiro promoveu a exibição de um filme nacional em Guarabira.

Até então o cinema era mudo. Entretanto, o progresso fez o cinema falar e no dia 16 de agosto de 1935, “Sombra da Noite” foi o primeiro filme falado exibido na cidade - um fato inesquecível, que colocou Zezinho de Gila no “livro de memórias” das projeções cinematográficas na cidade. Fazemos menção ao seu Joquinha, um dos primeiros na atividade exibidora no município. 

Houve um tempo em que a cidade ficou sem cinema. Foi assim por 10 anos. Até que em 1950, o cinema volta a ser reaberto em Guarabira por Antônio Pereira de Lucena e Antônio Freitas Albuquerque. Juntos eles abriram o Cinema São Luiz, de tela pequena, no prédio ao lado dos Correios.

Posteriormente, o músico e desportista Benedito Targino abre o Cine S. José, com tela grande, onde hoje é o teatro Geraldo Alverga. Nos 70, Expedito Paulo da Silva deu origem ao popular Cine Moderno. Anos depois, ná década de 80, a sala foi desativada causando o fim das sessões de cinema no município.

Por quase 30 anos “este filme, para nós, não teve um final feliz”. Para ir ao cinema, a população de Guarabira e região era obrigada a se deslocar quilômetros até a capital João Pessoa, por exemplo, para assistir as grandes produções da indústria cinematográfica. Mas com a chegada do CineMaxxi ao Shopping Cidade Luz, a história muda mais uma vez.

O CineMaxxi não perde em nada para nenhum outro cinema do Brasil. O que vocês verão é cinema de alto nível, acessível a todos. É o maior empreendimento sociocultural que a região já viu - fruto do esforço e do trabalho de uma família que ama Guarabira, que gera emprego e renda e que, acima de tudo, sonha, realiza e compartilha do sonho com milhares de famílias.

Ao senhor Ivanildo Coutinho, a Veronildo Coutinho e a Izadora Coutinho, vocacionados para o empreendedorismo, o nosso reconhecimento – o reconhecimento da população! - e agradecimento pelo serviço prestado em todas as áreas de atuação de suas empresas, em especial pelo novo complexo de lazer, cultura e diversão que estão entregando.

Hoje é um dia para guardar na memória. Um dia especial. Bem vindos ao CineMaxxi – o máximo em cinema!

Você pode gostar também

0 comentários