TV Portal Mídia realiza debate entre candidatos de Guarabira e entra para a história política como pioneiro na região

Na noite de terça-feira (27), o Portal Mídia, através de sua Web TV, realizou o primeiro debate transmitido com imagem  entre os candidatos...

Na noite de terça-feira (27), o Portal Mídia, através de sua Web TV, realizou o primeiro debate transmitido com imagem entre os candidatos a prefeito de Guarabira (PB) nas eleições de 2016. A expectativa foi tão grande que gerou interesse de duas das cinco rádios do município para cobertura ao vivo.

O primeiro Debate da TV Portal Mídia aconteceu nas dependências da Câmara de Guarabira, com o devido amparo da Justiça Eleitoral da 10ª zona. Teve transmissão online, via rádio e apps mobiles pela Constelação FM, em 92,1 MHz; e Nordeste FM Comunitária, em 104,9 MHz.

O confronto eleitoral entre os candidatos a prefeito de Guarabira foi mediado pela jornalista Michele Marques, editora do Portal Mídia, e contou com a participação de jornalistas convidados, vindos da capital João Pessoa: Claudia Carvalho, Nonato Nunes e Welington Farias.

O professor Belarmino Mariano (PSOL), Zenóbio Toscano (PSDB), Fátima Paulino (PMDB) e Josa da Padaria (PSB), candidatos a prefeito (a), participaram do debate, que foi bastante prestigiado por jornalistas da região, assessores dos candidatos, patrocinadores e convidados.

Outrora, debates entre candidatos, em ano eleitoral, só aconteciam no rádio e na televisão, geralmente nas capitais. As cidades de interior ficavam à mercê desses embates políticos que, no meu entender, ajudam a revelar o nome mais preparado para representar o povo.

Os debates, então, viraram tendência e foram ganhando espaço nos veículos de massa - tanto nas capitais quanto no interior. Ai internet chegou e mudou tudo de novo: democratizando a informação e ampliando a cobertura dos debates para outras plataformas de mídia.

Os debates políticos continuam sendo promovidos por emissoras de rádio e TV, porém o monopólio desses veículos de massa tem sido ‘quebrado’ por veículos de internet. Em grandes capitais, há até parcerias entre rádios, tevês e sites para a transmissão de conteúdo. 

E isso tende a aumentar.

O Debate promovido pela TV Portal Mídia é prova disso. Ele foi bastante organizado desde a estrutura externa ao interior com a preparação do cenário, iluminação, locação de equipamentos e posicionamento de câmeras e tradutores de libras, por exemplo. Apenas a internet comprometeu a transmissão em alguns momentos.

Os candidatos foram educados, eu avalio. E deram o melhor de si, acredito, pela manutenção do nível nas discussões durante a transmissão online. Nenhuma dos candidatos apelou para a 'baixaria'. Foi um debate de alto nível, onde todos receberam tratamento equânime pela produção e tiveram o mesmo espaço de tempo para apresentação e defesa de suas ideias.

Eu registrei algumas falhas na condução do debate. Consideremos, no entanto, que a mediadora conduziu sozinha e sem ‘ponto’ no ouvido para auxiliá-la, mesmo tendo o apoio da produção e de uma banca de advogados. Mas as falhas logo foram reparadas sem causar dano ao que fora acordado com o jurídico e os assessores dos candidatos.

A radialista Michele Marques agiu com isenção e equilíbrio na mediação. Os candidatos reconhecem. Ela teve ousadia de empreender e realizar algo dessa natureza através do seu portal de notícias que foi além dos demais sites da cidade - inclusive o meu, reconheço! -, e também das estações de rádio do município, realizando também entrevistas com os candidatos.

O Debate da TV Portal Mídia entra para a história política de Guarabira como pioneiro em debates em plataforma digital na região. Fica o exemplo para os demais veículos de mídia! Quem sabe na próxima tenhamos um debate maior, envolvendo rádios e sites, para o fortalecimento da democracia. #SintoniaFina #Política #Eleições2016

Veja o debate na íntegra:

Você pode gostar também

0 comentários