No mês do Novembro Azul o Governo do Estado não vem distribuindo medicamento para o… câncer de próstata

Blog do Helder Moura Não deixa de ser uma ironia. Mas, precisamente quanto ocorre o Novembro Azul, campanha que alerta os homens para...

Blog do Helder Moura

Não deixa de ser uma ironia. Mas, precisamente quanto ocorre o Novembro Azul, campanha que alerta os homens para a necessidade de realizar o exame de toque para prevenir o câncer de próstata, eis que o Estado da Paraíba não vem fornecendo o medicamento conhecido como Zytiga. Esse remédio é utilizado para o tratamento precisamente do… câncer de próstata.

O alerta foi feito em redes sociais por pacientes. Ele deles publicou: “Esse mês, justamente o novembro azul, o Estado da Paraíba não forneceu o medicamento Zytiga para tratamento de câncer de próstata. Por favor, ajude os pacientes e familiares que estão nessa luta.” Segundo relatos, o medicamento não vem sendo fornecido pelo Governo, e não “dão qualquer explicação”.

Sem o Zytiga, o câncer se propala rapidamente, levando à formação de metástases e morte, revelou um os pacientes ao Blog. O detalhe é que esse medicamento, que deveria ser fornecido gratuitamente pela Secretaria de Saúde do Estado, custa em torno de R$ 10 mil a caixa.

“Sem o Zytiga a doença avança demais, porque apesar de não curar propriamente, ele estabiliza a doença e evita a formação de metástases”, diz outro paciente. Vários pacientes já decidiram ingressar na Justiça, para obrigar o Governo do Estado a fornecer o medicamento. Uma ligação para o Núcleo de Assistência Farmacêutica (Secretaria de Saúde – 3218.7395) confirma a falta do medicamento.


***

#Política 

Você pode gostar também

0 comentários